Politécnico da Guarda lança a segunda licenciatura do país em Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Politécnico da Guarda (IPG) vai lançar a segunda licenciatura do país em Ciência de Dados e Inteligência Artificial que considera ser uma vantagem competitiva no mercado com saída profissional.

Para responder à cada vez maior procura, no mercado, de profissionais especializados em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai lançar a segunda licenciatura do país nesta área. “Com a acelerada transformação digital, há cada vez mais empresas e organizações à procura de profissionais especializados no tratamento de dados recolhidos em massa, para a operacionalização de serviços inteligentes e direcionados aos utilizadores”, afirma Paulo Vieira, investigador e coordenador da licenciatura.

“A junção das áreas da ciência de dados com a inteligência artificial possibilita a criação de serviços cada vez mais especializados e a parametrização de algoritmos, que ajuda as empresas na tomada de decisões de gestão”, continua a explicar o investigador Paulo Vieira.

Com o lançamento desta licenciatura, o IPG vem, assim, responder às necessidades do mercado. “Os docentes e investigadores na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do IPG têm acompanhado as necessidades do mercado e os desafios da transição digital, propondo novas ofertas formativas, como a licenciatura em Mecânica e Informática Industrial e, agora, em Ciência de Dados e Inteligência Artificial”, começa por explicar o presidente do IPG, Joaquim Brigas.

"Com a acelerada transformação digital, há cada vez mais empresas e organizações à procura de profissionais formados em ciência de dados e inteligência artificial.”

Paulo Vieira

Investigador no Instituto Politécnico da Guarda

Esta é a primeira licenciatura nesta área na região Centro e a segunda a nível nacional, começando a ser lecionada a partir do ano letivo de 2022/2023 na ESTG do IPG. O instituto prevê que este curso tenha bastante saída profissional, incidindo sobre a “conceção de planos para a recolha de dados e a sua otimização através da inteligência artificial, em unidades curriculares como robótica Inteligente, engenharia de software ou programação para a ciência de dados”. Além de contemplar ainda “o DeepLearning, uma forma de inteligência artificial que mimetiza em computadores os processos através dos quais o ser humano adquire determinados tipos de conhecimento, com recurso a múltiplos algoritmos que analisam dados de profundidade variada”, acrescenta o IPG.

Este novo ciclo de estudos, acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, é a quinta licenciatura criada pelo IPG em três anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Politécnico da Guarda lança a segunda licenciatura do país em Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião