Lufthansa Group reforça voos do Porto para Zurique e Genebra. Câmara “agradece” aposta

Companhia aérea Swiss, do Lufthansa Group, reforça oferta para este verão, com mais dez voos para Zurique e mais quatro para Genebra. A Câmara do Porto considera uma grande aposta na cidade.

Durante os meses de julho e agosto, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, vai ter disponível mais dez voos semanais diretos para Zurique e mais quatro para Genebra operados pela companhia aérea Swiss International Air Lines (Swiss), que pertence ao Lufthansa Group. Esta aposta na cidade vem responder aos apelos do município face ao “desinvestimento” da TAP e à necessidade de “atrair outras companhias aéreas” para a região. “Em breve, vamos apresentar ao Governo algumas soluções que encontrámos, já que não se consegue ter as ligações asseguradas pela companhia aérea portuguesa TAP“, anunciou a vereadora com o Pelouro do Turismo e da Internacionalização da Câmara do Porto, Catarina Santos Cunha.

À margem da apresentação do reforço de voos pela Swiss, no Jardim Botânico do Porto, a vereadora com o Pelouro do Turismo e da Internacionalização explicou que o documento, a apresentar ao Governo, resulta de um grupo de trabalho constituído com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) “no sentido de se encontrar outra forma de atrair companhias aéreas”.

Por isso mesmo, o anúncio de mais 14 voos diretos, a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, da parte da companhia aérea suíça Swiss, surge como uma lufada de ar fresco para Catarina Santos Cunha. O município tem travado uma “luta” para conseguir posicionar a cidade e atrair mais companhias aéreas, sobretudo desde o “desinvestimento” da TAP na infraestrutura localizada no concelho da Maia. A vereadora acredita que é só uma questão de tempo até muitas mais companhias aéreas seguirem o exemplo da Swiss para alavancar a região.

Em breve, vamos apresentar ao Governo algumas soluções que encontrámos, já que não se consegue ter as ligações asseguradas pela companhia aérea portuguesa TAP.

Catarina Santos Cunha

Vereadora da Câmara do Porto com o Pelouro do Turismo e da Internacionalização

Para a vereadora do município do Porto, este reforço “só demonstra que a cidade e a região se estão a posicionar cada vez melhor“. Mais, reiterou: “É um reconhecimento de como temos crescido face ao resto do país, mesmo em termos de turismo. Faz parte da estratégia que estamos a desenvolver e que será brevemente comunicada na procura de um turismo mais bem posicionado, com a preocupação na internacionalização, nas visitas de negócios”, por exemplo.

“O mercado da Suíça interessa. Além disso, esta companhia aérea tem ligações internacionais para outros destinos do mundo que são relevantes para nós”, afirmou a vereadora do município do Porto, lembrando que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi recentemente distinguido pelo Airport Council International com o prémio de ‘Best European Airport 2022’.

Entre as razões para esta aposta da Swiss no Porto estão, segundo o o diretor-geral de vendas em Portugal, Thomas Ahlers, o facto de “ser uma cidade mais segura, politicamente estável comparada com outros locais do mundo, com muito potencial, além de as pessoas serem simpáticas e amigáveis”.

“Além dos serviços existentes de manhã, meio-dia e noite do Porto para Zurique, a Swiss disponibiliza um voo matinal do Porto quatro vezes por semana desde 1 de julho. O voo LX2069 sai do Porto às 03:05 e chega a Zurique às 06:30, dando aos passageiros um ótimo acesso a uma vasta rede de voos de ligação atraentes do hub Swiss”, anunciou o diretor-geral de vendas Portugal, durante a sessão de apresentação.

“A Swiss está a oferecer 70% mais voos a partir do Porto do que em 2019, antes da pandemia, até seis frequências diárias. No total, a companhia aérea está a operar um número recorde de nove voos diários das cinco cidades portuguesas de Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada para a Suíça no horário de Verão”, sublinhou ainda o diretor-geral de vendas Portugal. Interpelado pelos jornalistas se este reforço vai continuar no inverno, Thomas Ahlers respondeu: “Ainda não temos novidades e detalhes sobre o inverno; apenas este anúncio para o verão”.

A diretora geral do Lufthansa Group para a Europa Ocidental, Júlia Hillenbrand, destacou, por sua vez, “a sustentabilidade como pedra angular do programa de transformação da Swiss”, com “80% menos ruído a ser emitido pelas aeronaves modernas na descolagem em comparação com as construídas há 60 anos”.

“Os voos para Genebra estão disponíveis a partir de 78 euros para um voo de ida e volta. A tarifa mais barata para um voo de ida e volta para Zurique é de 99 euros”, divulga a companhia aérea suíça.

Também presente no evento, Leslie Bent, representante do turismo da Suíça em Portugal, adiantou que houve um aumento de portugueses a viajar para aquele país à procura de destinos de natureza. E aproveitou a oportunidade para referir que o “país não é só neve, tem muito mais do que isso para oferecer. Viajar para a Suíça é mágico, tem imensos museus para visitar, entre muitas outras atrações. Além dos famosos queijos e chocolates”.

“Com uma das frotas de aeronaves mais avançadas e eficientes em termos de carbono da Europa, a Swiss é uma companhia aérea de primeira linha que oferece voos diretos a partir de Zurique e Genebra para manter a Suíça ligada à Europa e ao mundo”, informa a companhia aérea. Faz parte do Lufthansa Group e é também membro da Star Alliance, a maior rede mundial de companhias aéreas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lufthansa Group reforça voos do Porto para Zurique e Genebra. Câmara “agradece” aposta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião