Câmara da Guarda pede “consumos regrados” de água a residentes e emigrantes

  • Lusa
  • 29 Julho 2022

Câmara da Guarda apela aos residentes e emigrantes, para que tenham "consumos regrados" de água, devido à seca, apesar de a barragem do Caldeirão estar bem” em termos de armazenamento.

“A recomendação é a de que fechemos a torneira. É mais ou menos assim a frase que está a ser muito difundida, a nível nacional. Nós devemos ter consumos regrados. E são aquelas coisas normais: não deixar as torneiras abertas, não gastar água em demasia. E, sempre que se use água, reutilizar a mesma”, apelou, esta sexta-feira, o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa.

Em relação à reutilização da água, o edil Sérgio Costa (Movimento Pela Guarda) indicou que nos eventos organizados pelo município – como acontece este fim de semana com as Festas da Cidade que incluem o funcionamento de um parque insuflável com escorregas de água – “sempre que estiver a água em causa”, a autarquia irá reutilizá-la para a regra dos jardins.

“É muito importante que isto se faça: pouparmos a água. E os hábitos começam logo em nossa casa. Nós não podemos dizer não é comigo que há problema. Se todos dissermos isso, então, há problemas com todos. É em nossa casa que a poupança se evidencia. E é esse apelo que faço, não só aos emigrantes, mas a todos os habitantes do concelho da Guarda”, declarou.

É muito importante que isto se faça: pouparmos a água.

Sérgio Costa

Presidente da Câmara Municipal da Guarda

Questionado pela Lusa sobre o atual nível de água na albufeira da barragem do Caldeirão, que abastece a cidade da Guarda e o concelho, Sérgio Costa respondeu que “está bem, neste momento”. “É claro que é expectável que daqui a uma semana, [ou] poucas semanas, possa baixar um pouco a sua cota, tendo em conta o lançamento de caudal que vai ter que ser feito, possivelmente, quando for solicitado para os açudes de Celorico da Beira e de Fornos de Algodres, para abastecer as populações locais”, admitiu.

Segundo o autarca da cidade mais alta do país, os níveis de água na albufeira “vão descendo” até ao inverno, mas, até lá, o município que lidera vai continuar “sempre a acompanhar os níveis da barragem do Caldeirão”.

Mais de um quarto do território do continente estava no final de junho em seca extrema (28,4%), verificando-se um aumento em particular na região Sul e em alguns locais do interior Norte e Centro, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O restante território estava em seca severa (67,9%) e seca moderada (3,7%).

No último dia do mês de maio, 97,1% do território estava em seca severa, 1,5 em seca moderada e 1,4 em seca extrema.

No final de junho, os valores de percentagem de água no solo continuavam muito baixos em todo o território e em especial na região interior Norte e Centro, no vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara da Guarda pede “consumos regrados” de água a residentes e emigrantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião