Uma torneira aberta enquanto lava os dentes pode gastar 12 litros de água. Saiba como poupar em casa

Perante a situação de seca que assola o país, o Governo e autoridades pedem um consumo de água seja mais sustentável. Só a lavar os dentes o desperdício pode chegar aos 12 litros. Saiba como poupar

Portugal atravessa o período de seca mais grave do último século. O alerta foi dado pelo ministro do Ambiente da Ação Climática, apelando a que o consumo de água dos próximos tempos seja mais equilibrado e poupado. Só na casa de banho, uma torneira ligada durante um minuto, enquanto lava os dentes ou faz a barba, pode gastar até 12 litros de água, o suficiente para garantir as necessidades básicas diárias de um milhão de portugueses. Já por cada dois minutos no banho com a torneira aberta, são gastos cerca de 24 litros de água.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em junho, 67% do continente encontrava-se em estado de seca severa e 28% em situação de seca extrema, sendo que o mais recente relatório de monitorização da seca em Portugal dá conta de uma diminuição substancial dos valores de percentagem de água no solo em todo o território. No Norte e Centro, no Vale do Tejo e nos distritos de Castelo Branco, Setúbal, Beja e Faro, o IPMA informa que existem áreas nas quais os valores de percentagem de água no solo são “inferiores a 10%”.

A atual conjuntura, levou ao Grupo Águas de Portugal e à Agência Portuguesa do Ambiente, em parceria com a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e com o financiamento do Fundo Ambiental, a lançar uma campanha de sensibilização sob o mote “Vamos fechar a torneira”, para que o consumo em casa seja mais sustentável. Seguem os principais conselhos.

Aproveite a água para outros fins

  • Além de poupar até 36 litros de água quando desliga a torneira durante o ensaboamento ou a lavagem dos dentes, saiba que também pode aproveitar a água do duche, enquanto está a aquecer, para outros usos, como descargas na sanita, lavagem de chão ou rega de plantas.
  • O mesmo se aplica quando lava os legumes ou as frutas. Reutilize essa água para regar as plantas ou lavar o chão.

Dispare o autoclismo apenas quando necessário

  • Evite deitar na sanita resíduos que devem ir para o lixo. Além de entupir os esgotos, cada descarga do autoclismo representa entre 10 a 15 litros de água.

Confira se fechou as torneiras

  • Sabia que uma simples torneira a pingar pode significar um desperdício de 30 litros de água por dia? Feche-as bem.

Lavagem da roupa ou do carro

  • Ao substituir as máquinas de lavar, opte por eletrodomésticos que consomem menos água. E, na utilização, use os programas eco e as máquinas sempre com a carga máxima.
  • Se optar por fazer uma lavagem à mão, não o faça em água corrente. Recorra a um lavatório fechado, bacia ou alguidar, para poupar.
  • Quanto ao carro, perante uma situação de seca, o melhor é evitar lavá-lo. Se tiver mesmo que o fazer, a Águas de Portugal recomenda que não use uma mangueira, uma vez que pode consumir até 400 litros de água.

Dê uso aos contadores e leia as faturas

  • Controle os gastos de água através da leitura mensal do contador ou da fatura da água. Desta forma também poderá identificar consumos anormais que podem ter origem em fugas de água.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uma torneira aberta enquanto lava os dentes pode gastar 12 litros de água. Saiba como poupar em casa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião