Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital pede ao Governo apoio para pastores
Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apela ao Governo para lançar medidas de apoios excecionais para os pastores que produzem Queijo Serra da Estrela devido à "seca extrema".
“Muitos pastores encontram-se, neste momento, a passar sérias dificuldades financeiras e muito apreensivos relativamente ao futuro do setor, em virtude de o país se encontrar em situação de seca extrema e a viver uma das piores situações do último século”, alertou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo. Por isso mesmo, o autarca apela ao Governo que lance medidas de apoios excecionais para os pastores que produzem Queijo Serra da Estrela.
Numa carta enviada à ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, o líder da Câmara de Oliveira do Hospital aludiu também à escassez de água e de alimentação para os animais, em consequência da falta de pasto. O que faz com que as explorações de ovelhas da raça Serra da Estrela tenham vindo a registar grandes quebras ao nível da produção de leite.
No documento, solicitando apoios excecionais para os pastores que estão na base da produção do Queijo Serra da Estrela e de outros produtos de Denominação de Origem Protegida (DOP), José Francisco Rolo chamou ainda a atenção para o facto de haver pastores a ponderarem a venda de ovinos para abate.
O abate, “a concretizar-se, terá repercussões altamente nocivas ao nível da redução de número de efetivos da raça autóctone Serra da Estrela e, consequentemente, da produção de Queijo Serra da Estrela e de outros produtos DOP, como o Requeijão Serra da Estrela e o Borrego Serra da Estrela”, acrescentou.
Na nota enviada à agência Lusa, o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, no interior do distrito de Coimbra, indicou que está confiante que a ministra da Agricultura “não deixará de encontrar soluções para reforçar os apoios a um setor de importância altamente estratégica para este município e para toda a região demarcada”.
“Estamos a falar de pastores que, em simultâneo com os graves prejuízos que a seca está a provocar nas suas explorações, debatem-se ainda com a escalada de preços de matérias-primas e a inflação que atinge outros fatores inerentes à produção num setor tradicional de atividade que todos temos de preservar”, destacou.
José Francisco Rolo tem estado também em contacto com a Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (Ancose), com vista a encontrar soluções de apoio aos pastores locais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital pede ao Governo apoio para pastores
{{ noCommentsLabel }}