Coimbra aumenta regas com água do rio Mondego
Câmara de Coimbra está a "intensificar" a rega de milhares de árvores plantadas, nos últimos anos, com água captada no rio Mondego, por forma a reduzir a utilização da rede pública e combater a seca.
“Cerca de 30% dos espaços verdes municipais já são regados através da utilização da água de rios e ribeiras”, mas o município pretende aumentar essa percentagem, recorrendo a água captada no rio Mondego, por forma a reduzir a utilização da rede pública e atenuar os efeitos causados pela seca, assegurou a Câmara Municipal de Coimbra.
“Essa ação foi intensificada devido às condições meteorológicas mais adversas dos meses de verão, que obrigam a um cuidado especial na rega de milhares de árvores”, esclareceu a autarquia, em comunicado. Aliás, acrescentou, essas plantações “implicam um significativo investimento financeiro na promoção de biodiversidade urbana, na redução das ilhas de calor e, consequentemente, na luta contra a mitigação dos efeitos das alterações climáticas”.
O processo consiste na captação de água diretamente do rio Mondego, com recurso a camiões-cisternas, tendo sido, para o efeito, emitida uma licença pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Segundo o município, nos espaços em que a rega é feita pela água da rede pública, tem-se “procedido a uma diminuição significativa dos tempos de rega e consequente consumo”.
Para além destas medidas, a autarquia está a estudar “o uso mais alargado de espécies vegetais que sejam mais adequadas ao clima mediterrânico para os espaços verdes públicos e que visem menor consumo de água”. O município também tem desenvolvido “estudos de rega inteligente que permitam o controlo e monitorização dos sistemas de rega de um modo centralizado“.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Coimbra aumenta regas com água do rio Mondego
{{ noCommentsLabel }}