CIM da Região de Leiria aprova medidas excecionais para combater a seca

A Comunidade Intermunicipal de Leiria aprova medidas excecionais para combater a seca que assola a região, como intensificar as ações de fiscalização nas captações e ligações ilegais.

A suspensão temporária dos usos não essenciais de água da rede, o reaproveitamento de águas residuais para usos não potáveis, a realização de campanhas de sensibilização para a necessidade do uso racional da água ou intensificar as ações de fiscalização nas captações e ligações ilegais. Estas são algumas das medidas aprovadas pelos dez autarcas da região de Leiria, durante a reunião da Comunidade Intermunicipal (CIM), e que vão já avançar no terreno para combater a seca que está a assolar esta zona do país.

Durante o encontro, os dez autarcas da região de Leiria aprovaram, assim, um pacote de medidas, nomeadamente a suspensão temporária dos usos não essenciais de água da rede, como lavagem de ruas, rega de jardins e espaços verdes, novos enchimentos de piscinas, fontes decorativas e atividades com grande consumo de água.

Os autarcas decidiram ainda avançar com o reaproveitamento de águas residuais para usos não potáveis, como por exemplo, na lavagem de contentores, assim como sensibilizar a comunidade para a urgência do uso racional da água.

Os dez municípios também fizeram um levantamento de soluções a adotar localmente, considerando as especificidades de cada um deles. Decidiram ainda avançar com interrupções seletivas em sistemas de abastecimento mais críticos de modo a contribuir para a necessária estabilização dos consumos e face à capacidade das captações.

O reforço das ações de sensibilização para que as regas agrícolas ocorram durante a noite e intensificar as ações de fiscalização nas captações e ligações ilegais, “uma vez que estas atividades representam níveis elevados de consumo em períodos críticos”, são mais algumas da medidas decididas pela CIM Região de Leiria.

“Às iniciativas acordadas nesta reunião, juntam-se mais de uma dezena de outras medidas de contingência recomendadas pelo Governo, com particular adesão ao programa de instalação de torneiras redutoras de consumo em fontanários públicos, edifícios públicos, incluindo escolas, centros de saúde, recintos desportivos, entre outros”, assegura a CIM da região de Leiria em comunicado. Assim como, acrescenta, “ao nível da adoção de medidas urgentes de proteção das massas de água sujeitas aos efeitos das áreas ardidas”.

A CIM Região de Leiria integra os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CIM da Região de Leiria aprova medidas excecionais para combater a seca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião