Há 245 projetos para descarbonizar a indústria com apoio do PRR

As candidaturas têm subjacente um investimento de 1,5 mil milhões de euros. IAPMEI vai abrir um novo aviso no início do próximo ano. Empresas podem candidatar-se mais do que uma vez.

Afinal, o IAPMEI recebeu 245 candidaturas para a descarbonização da indústria que têm subjacente um investimento de 1,5 mil milhões de euros, revelou o presidente da Agência para a Competitividade e Inovação, esta quarta-feira no Parlamento.

Francisco Sá explicou que a maioria dos projetos candidatos à componente 11 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) são de grandes empresas. “Tivemos 123 projetos de não PME, 84 de médias empresas e 37 de pequenas empresas e um de micro empresas“, disse o responsável, atualizando os números divulgados no arranque de agosto, após o encerramento das candidaturas a 29 de julho.

A descarbonização da indústria “tem como objetivo principal ser um mecanismo de auxílio e incentivo à descarbonização da indústria nacional, contribuindo para o objetivo da neutralidade carbónica, promovendo a transição energética por via da eficiência energética, apoiando as energias renováveis e introduzindo novas tecnologias ou processos de produção mais sustentáveis e energeticamente mais eficientes”.

O responsável revelou ainda que no âmbito desta medida, que tem uma dotação de 705 milhões de euros que serão atribuídos como subsídios não reembolsáveis, será lançado um novo aviso no início do próximo ano. “No início do próximo ano vamos lançar uma segunda call”, explicou o responsável aos deputados da Comissão de Economia, precisando que espera assim cumprir a meta de 300 projetos definidas no âmbito do PRR. Na bazuca europeia, os Estados-membros apenas recebem as verbas a que têm direito depois de comprovarem o cumprimento das metas e marcos previamente acordados com a Comissão Europeia.

Francisco Sá fez questão de precisar que “uma empresa pode ter mais do que um projeto em função das unidades de produção que possam ter impacto nesta questão da descarbonização”. “Contamos com esta segunda call e com a componente dos roteiros atingir a meta de projetos a apoiar”, no âmbito do PRR, frisou.

No âmbito desta componente 11 do PRR existe esta segunda medida, com um orçamento de dez milhões, orientada para a elaboração e implementação de roteiros para a descarbonização da indústria. “Visam apoiar entidades no terreno para promover a sensibilidade das empresas a orientem parte do investimento para a descarbonização da indústria”, explicou o presidente do IAPMEI. “As candidaturas fecharam com 39 projetos que estão em fase de análise”, disse Francisco Sá.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 245 projetos para descarbonizar a indústria com apoio do PRR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião