U.Porto recebe 4,5 milhões de euros para estimular mobilidade de estudantes e docentes

  • Lusa
  • 24 Outubro 2022

Universidade do Porto recebe, fruto da aprovação de sete candidaturas ao programa Erasmus+, mais de 4,5 milhões de euros da Comissão Europeia para estimular a mobilidade de estudantes e professores.

A Universidade do Porto (U.Porto) avançou, esta segunda-feira, que foram aprovadas sete candidaturas ao abrigo do programa Erasmus+ e que os projetos vão permitir fomentar a mobilidade de mais de 1.500 estudantes, pessoal docente e não docente. Numa nota publicada no site, a U. Porto adiantou que recebeu mais de 4,5 milhões de euros da Comissão Europeia para estimular a mobilidade de mais de 1.500 estudantes e professores em 55 países.

Dos sete projetos, a U.Porto será responsável pela coordenação de três, intitulados “Luso 22”, “Work4All” e “Mobile 22” e que correspondem a 3,8 milhões de euros do financiamento total atribuído pela Comissão Europeia.

Os três projetos vão financiar 1.529 mobilidades, tanto de estudantes, recém-diplomados, docentes e técnicos da universidade em mais de 55 países em todo o mundo. Além de países europeus, os projetos vão permitir a mobilidade em países africanos como Argélia, Cabo Verde, Egito, Marrocos, Moçambique e Senegal, americanos como Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos e asiáticos como China, Coreia do Sul, Índia, Japão, Jordânia, Macau, Uzbequistão e Vietname.

A universidade é ainda parceira em mais quatro projetos, intitulados “UNorte”, “AULP”, “JAMIES” e “Merging Voices”, cujo financiamento ascende a 600 mil euros.

Citada na nota, a vice-reitora para as Relações Internacionais, Maria Joana Carvalho, salienta que os projetos, agora aprovados, refletem “todo o trabalho desenvolvido pela U.Porto no sentido de reforçar o seu processo de internacionalização e a sua visibilidade na Europa e no mundo, contribuindo igualmente para a disseminação da excelência promovida pelo próprio Programa Erasmus+”.

Maria Joana Carvalho acrescenta ainda que, além de permitirem “fortalecer as relações de cooperação estabelecidas com centenas de Instituições de Ensino Superior”, estes projetos representam uma oportunidade, em particular para os técnicos e docentes da instituição, “obterem formação no estrangeiro, partilharem boas práticas e experiências”.

A universidade viu ainda aprovada a candidatura a 15 Programas Intensivos Mistos (BIPs) que vão permitir a implementação de, pelo menos, 300 mobilidades mistas, isto é, os participante podem realizar parte da mobilidade online e, outra parte, presencialmente no Porto.

Também financiados através do programa Erasmus+, os BIPs representam uma nova colaboração e a criação de “programas inovadores e especializados” em todas as áreas de estudo, conclui a instituição.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

U.Porto recebe 4,5 milhões de euros para estimular mobilidade de estudantes e docentes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião