Centro 2020 aprova apoio de 100 milhões para mais de 180 projetos

Projeto de maior envergadura é o da mobilidade suave em Viseu Dão Lafões, um projeto Intermunicipal de promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável e que vai receber um apoio de 4,23 milhões.

Intervenções em edifícios escolares, centros de saúde, monumentos classificados, espaços públicos, mobilidade sustentável e áreas de acolhimento empresarial são alguns dos 143 novos projetos que a região centro vai financiar com 89 milhões de euros de fundos do Portugal 2020.

“O Programa Operacional Centro 2020 aprovou 100 milhões de euros para projetos de qualificação dos territórios em áreas prioritárias para as populações: educação, regeneração urbana, mobilidade sustentável, áreas de acolhimento empresarial, eficiência energética, saúde e património cultural e natural, promovidos por municípios”, anuncia em comunicado o programa gerido por Isabel Damasceno.

Aos 89 milhões de euros aprovados para financiar os 143 novos projetos somam-se 11 milhões que vão reforçar as dotações de 40 projetos que já tinham recebido luz verde para obter financiamento europeu.

O projeto de maior envergadura é o da mobilidade suave em Viseu Dão Lafões, um projeto Intermunicipal de promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável e que vai receber um apoio de 4,23 milhões de euros, seguido da criação da área de acolhimento empresarial de Lordosa (Viseu) que será comparticipado em 3,52 milhões de euros. Já a remodelação da escola EB2,3 Marquês de Marialva, em Cantanhede, vai ter um reforço de 2,75 milhões de euros para as obras de requalificação e os passadiços sobre o Vale do Mondego vão receber 2,57 milhões de euros do Portugal 2020.

“Estes investimentos estão já alinhados com as prioridades do próximo período de programação, em particular na reorganização e qualificação da oferta de serviços públicos, no reforço do sistema urbano e na dinamização de ativos territoriais, com intervenções que fixem e atraiam pessoas e investimentos”, sublinha em comunicado Isabel Damasceno.

O Centro 2020, no final de setembro (os dados mais recentes), tinha 9.389 candidaturas aprovadas, que representam um investimento de 4,42 mil milhões de euros, que será apoiado por 2,53 mil milhões. Este programa operacional (PO) regional surge em terceiro lugar em termos de taxa de execução (70%) quando o PO Lisboa tem 73% e o Norte 72%. Os PO Regionais apresentavam no final do terceiro trimestre uma taxa de execução inferior à dos PO temáticos: 71% e 85%, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centro 2020 aprova apoio de 100 milhões para mais de 180 projetos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião