Portugal 2020 atinge taxa de execução de 80%

O campeão é o Programa Operacional Capita Humano com uma taxa de execução de 93%, seguido do Compete com 89%, No extremo oposto estão os PO do Algarve (69%) e da Madeira (65%).

O Portugal 2020 (PT2020) atingiu, em outubro, uma taxa de execução de 80%, o que significa que falta executar 5,2 mil milhões de euros até ao próximo ano, revelam os dados mensais da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C). Já a taxa de compromisso está em 115% de compromisso, o mesmo valor de setembro.

“O Portugal 2020 atingiu, no final de outubro de 2022, uma taxa de compromisso de 115% e uma taxa de execução de 80%”, lê-se na página do quadro comunitário ainda em vigor. Ou seja, no espaço de um mês foram executados 2% do programa.

Foram aprovados fundos de 30,9 mil milhões de euros para apoiar projetos com um investimento elegível de 47,5 mil milhões, traduzindo uma taxa de financiamento média de 65% sobre o investimento elegível”, acrescenta a mesma nota que é acompanhada de uma infografia mensal.

Até outubro, dos 21,6 mil milhões de fundos executados, o domínio temático da competitividade lidera com 6,5 mil milhões de euros, seguido do capital humano com 4,1 mil milhões e do desenvolvimento rural com 3,9 mil milhões. Mas em termos de taxa é o capital humano que tem 87%, a inovação social 84% e a competitividade 80%.

Já o valor dos fundos pagos aos beneficiários ascendeu a 22,1 mil milhões de euros, o que corresponde a 82% dos fundos programados no Portugal 2020.

Em termos de programas operacionais, o campeão da execução é o Capita Humano com uma taxa de execução de 93%, seguido do Compete com 89%. No extremo oposto estão os PO do Algarve e da Madeira com 69% e 65% de execução respetivamente. O hiato em termos de execução dos PO temáticos e dos PO regionais, mantém-se com estes últimos a apresentar um pior desempenho.

Os dados revelam ainda que Portugal tinha em outubro a quarta maior taxa de pagamentos intermédios (76,8%) sobre o total programado, de entre os Estados-membros com envelopes financeiros acima dos 7 mil milhões, e assumia a sexta posição em termos absolutos, com um valor de 20,8 mil milhões recebidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal 2020 atinge taxa de execução de 80%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião