Autarcas do Alentejo Litoral exigem melhores acessibilidades ao ministro das Infraestruturas

Autarcas do Alentejo Litoral reclamam mais acessibilidades, transportes e infraestruturas para o território a ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.

Os presidentes dos cinco municípios, que constituem a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), reivindicam a conclusão da autoestrada entre Sines e a autoestrada A2, junto ao nó de Grândola-Sul, a futura ligação Alcácer do Sal – Sines – Odemira- Lagos, e a reativação do transporte de passageiros no ramal que liga a Linha do Sul, a partir de Ermidas-Sado a Sines assim como no troço entre Alcácer do Sal e Grândola.

Estas reivindicações são apresentadas, esta sexta-feira, ao ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, no Ministério das Infraestruturas e da Habitação. Em cima da mesa vai estar, assim, a exigência de mais e melhores infraestruturas rodoviárias.

“Pretendemos voltar a balancear a temática das acessibilidades, transportes e infraestruturas para o território do Alentejo Litoral, relembrando e reafirmando a enorme sensibilidade desta matéria do ponto de vista do investimento nacional e estrangeiro. Mas também na perspetiva dos nossos concidadãos que trabalham e vivem na região“, justifica o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), Vítor Proença.

Segundo o líder da CIMAL, a conclusão da autoestrada entre Sines e a autoestrada A2, junto ao nó de Grândola-Sul, é crucial, porque “vai dotar a região e o país de uma via determinante para apoiar o crescimento do maior porto português“.

Vítor Proença vai ainda dar conta ao ministro das Infraestruturas da necessidade da “futura ligação Alcácer do Sal – Sines – Odemira- Lagos, uma via com caráter tanto inter-regional como intra-regional”. Assim como a importância de alavancar a ferrovia, mediante “a reativação do transporte de passageiros no ramal que liga a Linha do Sul, a partir de Ermidas-Sado, a Sines, via Santiago do Cacém, bem como no troço entre Alcácer do Sal e Grândola”, adianta o autarca de Alcácer do Sal.

Além de Vítor Proença, a delegação de autarcas é constituída pela líder da Assembleia
Intermunicipal da CIMAL, Ana Maria Aleixo, assim como pelos presidentes das câmaras de Grândola, António Figueira Mendes, de Odemira, Hélder Guerreiro, de Santiago do Cacém, Álvaro Bejinha, e de Sines, Nuno Mascarenhas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autarcas do Alentejo Litoral exigem melhores acessibilidades ao ministro das Infraestruturas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião