BRANDS' Local Online Exportações famalicenses disparam e ajudam país a atingir recordes

  • BRANDS'Local Online
  • 10 Fevereiro 2023

Com mais de 452 milhões de euros em exportações, Vila Nova de Famalicão atingiu 2.616 milhões de euros em volume de negócios, o maior registo de sempre.

Vila Nova de Famalicão registou, em 2022, o maior volume de negócios de sempre, e nos últimos dois anos, o concelho cresceu três vezes mais que a queda sofrida em 2020, aquando da pandemia Covid 19. O município consolida assim a sua posição como o concelho mais exportador da região Norte e o terceiro mais exportador do país, logo a seguir a Lisboa e Palmela.

Os números sobre o comércio internacional de Portugal em 2022 foram divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), confirmando um crescimento recorde do comércio internacional português, com Vila Nova de Famalicão a afirmar-se como uma verdadeira locomotiva do país.

Isso torna-se claro através da análise ao diferencial entre importações e exportações que define a saúde da balança comercial. A este nível, Vila Nova de Famalicão conseguiu o feito de apresentar um saldo positivo de 886 milhões de euros, resultado da diferença entre as exportações (2 616 062 milhões de euros) e as importações (1 729 853 milhões de euros), num ano em que o país, apesar do número recorde de exportações, aumentou a sua dependência externa com as importações a superarem as exportações. A este nível, Vila Nova de Famalicão é o segundo município do ranking nacional com maior contributo líquido para a economia.

“São números que nos enchem de orgulho”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, dando conta que esta prestação da economia famalicense “tem um contributo importante, e terá cada vez mais, de produtos de valor acrescentado, gerados a partir da investigação das empresas e centros tecnológicos sediados no próprio território, o que é uma garantia de mais e melhor emprego no futuro”. É uma prestação que “valoriza o trabalho dos agentes económicos e as políticas que temos vindo a seguir”, acrescenta.

A este propósito, Vila Nova de Famalicão registava, em finais de 2022, um número de desempregados (3 387) ao nível da pré-pandemia, o que equivale a uma taxa de desemprego muito baixa, fixada na ordem dos 3,5%,

No que diz respeito ao peso dos vários setores nas exportações do município, os componentes para o automóvel representam o maior volume de negócios 1.201 milhões de euros, mas o setor têxtil e vestuário teve no último ano um importante crescimento de 18,41%, que muito contribuiu para o aumento significativo das exportações no concelho (615.6 milhões de euros). Ainda a este nível, os têxteis técnicos registaram um volume de negócios de 184.8 milhões de euros, crescimento de 12% face a 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exportações famalicenses disparam e ajudam país a atingir recordes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião