Enólogos português e austríaco posicionam vinhos brancos no mapa internacional

Enólogos lançam, em Lisboa, projeto para colocar vinhos brancos no mapa internacional, com primeiro vinho em garrafa mais leve e sustentável.

Os enólogos Pedro Ribeiro — administrador da Herdade do Rocim — e Lenz Moser, membro da quinta geração da dinastia vinícola austríaca Lenz Moser, avançam agora com um projeto para posicionar os vinhos brancos portugueses no mercado nacional e internacional, e que inclui já o lançamento de um primeiro vinho, “Ribeiro & Moser Arinto 2022″. Com um “garrafa mais leve” – 420 gramas – e “ecologicamente mais amiga do ambiente“.

Foram produzidas, em Lisboa, 15 mil unidades deste vinho, com a casta Arinto, sendo depois engarrafado no Alentejo. “É um vinho naturalmente ácido, mas que a vinificação e estágio equilibrou todo o conjunto”, descreve Pedro Ribeiro. Um “blend perfeito” que exprime o estilo individual de cada um dos enólogos e a visão que têm da casta Arinto.

O administrador da Herdade do Rocim e Lenz Moser, atualmente a promover as regiões vinícolas mais promissoras, quiseram dar o seu contributo para um maior reconhecimento do vinho branco. “Portugal é reconhecido pelos extraordinários vinhos tintos, mas no nosso país há excecionais brancos, muito procurados pela comunidade internacional da área dos vinhos”, refere o enólogo português. Pedro Ribeiro acredita que a casta de “Arinto tem um grande potencial para colocar os vinhos brancos portugueses no mapa internacional e merece, por isso, ser conhecida e apreciada por todos os wine lovers dos vários cantos mundo”.

Os dois enólogos querem com este projeto, a quatro mãos, antecipar tendências no mundo do vinho, “surpreender e ir ao encontro de novos consumidores”. Cada garrafa de vinho custa 27 euros e pesa apenas 420 gramas; um peso que os mentores do projeto consideravam primordial para “economizar energia e reduzir as emissões”, contribuindo assim para o equilíbrio ambiental.

Arinto tem um grande potencial para colocar os vinhos brancos portugueses no mapa internacional e merece, por isso, ser conhecida e apreciada por todos os wine lovers dos vários cantos mundo.

Pedro Ribeiro

Enólogo e administrador da Herdade do Rocim

“A diferença entre uma garrafa de 400 gramas e uma de 570 gramas pode parecer insignificante, mas traz benefícios ambientais significativos: economizamos energia e matérias-primas, reduzimos as emissões e causamos um impacto positivo no meio ambiente com cada garrafa leve”, sublinha Pedro Ribeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Enólogos português e austríaco posicionam vinhos brancos no mapa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião