Porto vai “UNIR” autocarros da área metropolitana
Nova rede de transporte rodoviário para a Área Metropolitana do Porto deverá arrancar no final do primeiro semestre, após visto do Tribunal de Contas.
A rede dos transportes públicos rodoviários da Área Metropolitana do Porto (AMP) tem uma nova marca –UNIR —, com uma nova imagem, que também incluiu o design dos autocarros que deverão ser sobretudo azuis, pretos e brancos.
A apresentação pública da “marca de identidade dos transportes públicos da AMP” aconteceu a sede da instituição, no Porto, após a reunião mensal do Conselho Metropolitano, e foi feita pelo presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues.
Segundo o também autarca de Vila Nova de Gaia, a nova imagem acaba por ter como pressuposto o “trabalho conjunto que foi feito” pelos municípios no âmbito do concurso público de transporte rodoviário na região, lançado no início de 2020 e que se arrastou durante mais de dois anos, fruto de várias impugnações.
![](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2023/03/unir.png)
“Por mais dificuldades que nós tenhamos, estamos sempre mais fortes se estivermos juntos. Por muitos desafios que tenhamos pela frente, nós estamos melhores se estivermos unidos”, disse, acrescentando que a proposta de marca apresentada pela empresa Bastarda “simboliza muito bem” esta mensagem.
Pela empresa, o diretor criativo Bruno Sousa detalhou que a marca, “na sua leitura, traz essa união dos 17 municípios [da AMP]” e depois, na própria palavra, existe “o verbo ir”, que dá a “sensação de mobilidade” e “leitura de percurso”.
“Este percurso, depois é feito e realizado, do ponto de vista visual, com este desenho em linha com várias camadas”, tendo ao longo das linhas finas do logótipo a presença de quatro cores sobre o preto.
Segundo Bruno Sousa, o azul remete para a ligação ao rio e ao mar, o amarelo dá uma “representação clara” dos munícipes, o verde transporta “para o lado sustentável” da marca e do projeto de transportes, e o terracota traz “uma leitura dos diferentes municípios”, com uma “ligação à geografia”.
Na apresentação foi ainda observada uma imagem não vinculativa de um futuro autocarro com a marca UNIR, com uma disposição horizontal, ao longo de todo o veículo, de azul na base, preto à altura das janelas e branco no topo, com as linhas finas das quatro cores da nova marca distribuídos um pouco por toda a viatura.
O serviço de conceção da marca foi atribuído, por ajuste direto, à empresa Bastarda Lda., por 12.250 euros, de acordo com o portal Base, e a nova imagem já está disponível no site da ARP.
A nova imagem surge na sequência do concurso público de 394 milhões de euros, adjudicado inicialmente por 307,6 milhões, que acaba com um modelo de concessões linha a linha herdado de 1948 e abrange uma nova rede uniformizada de 439 linhas, incluindo bilhete Andante, com a frota de autocarros a dever apresentar “uma imagem comum em todo o território”.
Os contratos para os cinco lotes da AMP Norte Nascente (Santo Tirso/Valongo/Paredes/Gondomar), Norte Poente (Póvoa de Varzim/Vila do Conde), Sul Nascente (Santa Maria da Feira/São João da Madeira/Arouca/Oliveira de Azeméis/Vale de Cambra), Sul Poente (Vila Nova de Gaia e Espinho) e Norte Centro (Maia/Matosinhos/Trofa) já foram assinados e aguardam visto do Tribunal de Contas.
Os responsáveis da AMP têm apontado o final do primeiro semestre como data prevista para o arranque da nova rede.
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