Contrato em Madrid vale liderança à CaetanoBus nos autocarros a hidrogénio

Dez autocarros H2.City Gold vão começar a circular nas ruas de Madrid no próximo ano, tornando a empresa de Vila Nova de Gaia líder no mercado espanhol no segmento da mobilidade a hidrogénio.

A CaetanoBus ganhou o concurso aberto pela operadora de transportes públicos da capital espanhola (EMT Madrid) para o fornecimento de dez autocarros elétricos a hidrogénio, tornando-se desta forma “líder de mercado no segmento a hidrogénio em Espanha”.

Equipados com a nova geração da pilha de combustível da Toyota, os autocarros H2.City Gold vão começar a circular em Madrid no próximo ano, sendo os primeiros com esta tecnologia a ser encomendados por este operador, destaca a empresa sediada em Vila Nova de Gaia, sem divulgar o valor deste negócio.

O contrato com a EMT Madrid, que investiu recentemente 10,8 milhões na construção de uma estação de abastecimento de hidrogénio, é o mais recente a ser fechado no país vizinho, mercado em que a CaetanoBus já vendeu autocarros a hidrogénio a outros dos maiores operadores, como a TMB (Transporte Metropolitano Barcelona), ALSA, Avanza, EMT Tarragona, Guaguas e Instituto Tecnológico de Canarias (ITC).

“Espanha é um mercado estratégico para nós e, por isso, estamos muito orgulhosos por nos tornarmos líderes de mercado ao fornecermos mais 10 unidades do H2.City Gold a outro importante operador como a EMT Madrid. A mobilidade a hidrogénio é fundamental para descarbonizar grandes frotas de autocarros e crucial para combater as mudanças climáticas de forma sustentável”, destaca Nuno Lago de Carvalho, Chief Commercial Officer da CaetanoBus.

Em comunicado, a maior fabricante nacional de carroçarias e autocarros, que tem como sócios a Toyota Caetano Portugal (TCP) e os japoneses do Mitsui Group – em 2022 avançaram com um novo aumento de capital no valor de dez milhões de euros – contabiliza já ter comercializado mais de 115 unidades do modelo H2.CityGold para várias cidades europeias na Alemanha – no início deste mês assinou um acordo de 40 milhões de euros com a Deutsche Bahn (DB) –, França, Espanha, Dinamarca e Portugal.

Em janeiro, a fabricante de autocarros e chassis anunciou que iria fornecer 30 autocarros elétricos à Carris, com o custo associado a esta compra a ascender a 12,7 milhões de euros. Foi a segunda vez que a empresa lisboeta encomendou este tipo de autocarros à CaetanoBus, havendo 15 unidades já a operar desde 2019. Tal como os autocarros, também os respetivos carregadores são produzidos em Portugal.

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