42% das empresas de Setúbal nasceram nos últimos cinco anos

Almada (24%), Seixal (18%) e Setúbal (15%) concentram o maior número de empresas. Mais de 40% das empresas de Setúbal nasceram nos últimos cinco anos.

No ano de 2022 a criação de novas empresas aumentou 23% no distrito de Setúbal, refletindo um ambiente propício ao empreendedorismo. Já as empresas, constituídas nos últimos cinco anos, representam 42% do total das existentes em Setúbal e faturam apenas 10% do volume total de negócios, de acordo com um estudo da Iberinform.

Já as empresas, que têm entre seis e dez anos, contabilizam 18% do total de empresas de Setúbal, com uma faturação de 8% do total do distrito, enquanto as que têm 11 e 15 anos representam 11% das empresas de Setúbal, totalizando 7% do volume de negócios. “As empresas com 16 a 25 anos correspondem a 16% do total das empresas e faturam 19% do total do distrito. Por fim, as empresas com mais de 25 anos correspondem a 13% das empresas de Setúbal e apresentam 56% da faturação total global”, avança o mesmo estudo.

Em termos de distribuição por concelho, destaca-se a diversidade empresarial no distrito, com Almada, Seixal e Setúbal como sendo os concelhos que mais empresas concentram, com 24%, 18% e 15%, respetivamente. Seguem-se depois Palmela (8%), Montijo (7%) e Barreiro (6%). Os restantes concelhos representam 22% do total. A região de Setúbal contempla 13 concelhos.

Fonte: Iberinform

O tecido empresarial é predominantemente constituído por microempresas, que representam cerca de 90% do total das empresas de Setúbal. “Apesar da sua dimensão reduzida, estas empresas contribuem para a economia local, representando 11% da faturação total”, adianta o mesmo estudo.

As pequenas empresas também têm um papel fulcral, correspondendo a 9% do número total de empresas e com uma contribuição de 18% da faturação global. Já as empresas de média dimensão são aproximadamente 1%, mas apresentam um volume de negócios de 13% do valor total do distrito. Apesar de serem uma minoria — uma vez que representam menos de 1% do total do tecido empresarial de Setúbal –, as grandes empresas têm um considerável impacto na faturação, sendo responsáveis por 58% da totalidade.

Segundo a Iberinform, “a distribuição por setor de atividade das empresas de Setúbal também apresenta uma elevada dispersão, com 43% das empresas a atuar no setor de serviços, que contabilizam apenas 10% do volume total de negócios do distrito”. Destaque para a indústria que, apesar de representar apenas 10% do total de empresas de Setúbal, lidera em volume de negócios, com 38% do total, assim como os setores denominados como “Outros” (28%), que totalizam 37% da faturação global. “Este dado demonstra que os setores menos tradicionais na análise são muito relevantes para a economia de Setúbal”, avança este estudo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

42% das empresas de Setúbal nasceram nos últimos cinco anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião