Candidato à Turismo do Alentejo e Ribatejo quer consolidar destino e capacitar empresas
Único candidato à liderança da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo pretende consolidar atratividade do destino assim como capacitar empresas e trabalhadores do setor.
“Um primeiro objetivo tem a ver com a necessidade de mantermos a atratividade do destino turístico e, por isso, vamos ter de consolidar um conjunto de redes temáticas, de produtos turísticos e de oferta já estruturada”, começou por afirmar o único candidato à liderança da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos.
O sociólogo e atual secretário-geral da ERT do Alentejo e Ribatejo encabeça a única lista que se candidata aos órgãos desta entidade regional de turismo, cujas eleições estão marcadas para 12 deste mês.
Assinalando que o Alentejo e o Ribatejo competem com “diversos destinos turísticos” no país e no mundo, o candidato apontou a necessidade de as regiões possuírem “propostas de valor turístico e itinerários capazes de atrair e fixar” visitantes. “E obter, por aí, uma melhor estadia média por parte de quem nos visita”, sublinhou.
As nossas campanhas já não são apenas para atrair turistas, agora temos que também ter estratégias e planos para atrair trabalhadores e colaboradores para o nosso turismo.
Outro dos objetivos da sua candidatura, explicou José Manuel Santos, é a aposta na capacitação, sobretudo, de micro, pequenas e médias empresas turísticas para se manterem “competitivas no mercado”. O que passa pela digitalização de todas as empresas turísticas.
Salientando que “é cada vez mais difícil” atrair mão-de-obra qualificada, o candidato realçou que é preciso igualmente “criar condições aos que já trabalham na região para ficarem, dando-lhes mais formação, mas também criar um plano de atração de talentos”.
“As nossas campanhas já não são apenas para atrair turistas, agora temos que também ter estratégias e planos para atrair trabalhadores e colaboradores para o nosso turismo”, sublinhou.
Uma outra prioridade passa por “rejuvenescer e modernizar” a área de comunicação e marketing da entidade para “incorporar, nessa estratégia, a sustentabilidade e os novos valores da oferta turística”.
Nas declarações à Lusa, José Manuel Santos destacou ainda o “apoio inequívoco” à sua lista, indicando que foi subscrita por 112 dos 116 membros que compõem a assembleia geral da ERT do Alentejo e Ribatejo e que são o universo eleitoral.
A lista à comissão executiva integra como número dois Pedro Beato, quadro desta ERT, sendo que Conceição Grilo, Pedro Ribeiro, Carlos Moura, Rui Raposo, Porfírio Perdigão, Jaime Serra, Isabel Vinagre e José Bizarro são os restantes membros.
O presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, lidera a lista à mesa da assembleia geral, enquanto Nuno Pina, diretor de operações do Grupo Pestana, encabeça a candidatura ao conselho de marketing.
O atual presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva, não se pode candidatar ao cargo por ter atingido o limite de dois mandatos de cinco anos (inicialmente como vice-presidente) na comissão executiva.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Candidato à Turismo do Alentejo e Ribatejo quer consolidar destino e capacitar empresas
{{ noCommentsLabel }}