Rio Douro acima e pela Serra do Marão, a Bello’Giro aumenta turistas estrangeiros

Seja em terra ou no rio, a Bello’Giro, empresa de animação turística de Baião, tem tido procura elevada de turistas estrangeiros, do segmento médio-alto. Já cresceu 20% em relação a 2022.

Com o rio Douro a serpentear por entre montes retalhados de verde, há cada vez mais estrangeiros a procurar a adrenalina das motas de água e boias de tração, ou os passeios de barco ou de buggy da empresa de animação turística Bello’Giro, em Baião (distrito do Porto). A procura aumentou de tal forma que até julho deste ano a empresa faturou mais 20% do que em igual período de 2022, não sendo beliscada pela crise a reboque da inflação. E já pensa em fazer mais parcerias com outros empresários para acrescentar novas experiências e melhor dar a conhecer a região.

É na albufeira da Pala, também conhecida pelas famosas provas de motonáutica, em Baião, que dois barcos da Bello’Giro navegam desde 2019 para passeios turísticos nas águas límpidas do rio com direito a mergulhos e braçadas a meio da viagem. Com uma paisagem de cortar a respiração, por aqui há mais experiências náuticas com motas de água, boias de tração, banana boat ou a prática de wakeboard. Quem chega ao cais para os passeios de gaivotas, ainda não as encontra depois do investimento inicial de 30 mil euros; continuam no armazém por falta de licença. “Desde 2021 que estamos à espera da licença da APDL [Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo] para operar as seis gaivotas, o que nos tem atrasado a atividade assim como a dinamização daquela zona“, lamenta Paulo Portela, o dono da Bello’Giro e antigo presidente da Associação Empresarial de Baião.

Desde 2021 que estamos à espera da licença da APDL [Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo] para operar as seis gaivotas, o que nos tem atrasado a atividade assim como a dinamização daquela zona.

Paulo Portela

Proprietário da empresa de animação turística Bello’Giro

Corria, assim, o ano de 2019 quando o empresário viu grande potencial nas atividades de aventura, desbravando serra e rio, para colocar o concelho no mapa turístico do país e contribuir para a dinamização da economia num território que, apesar de se situar no interior do país, fica a pouco mais de 50 minutos do Porto. E que tem vindo a perder população. De acordo com os Censos de 2021, Baião foi o concelho do Porto onde o número de habitantes mais decresceu (-14,6%), passando de 20.522 em 2011 para 17.534 em 2021.

Por terra há mais pacotes turísticos e personalizados, dependendo do gosto de cada um e com mais ou menos adrenalina, como “as experiências em buggy e segway pelas serras da Aboboreira e do Marão“, descreve Paulo Portela. Há diversos roteiros para dar a conhecer as paisagens do Alto do Marão até às margens do Douro, as tradições e as gentes desta região do distrito do Porto. E que também incluem rotas gastronómicas ou provas de vinhos em quintas.

A boia de tração é uma atividade muito procurada.24 agosto, 2023

“Queria oferecer aos visitantes, experiências gastronómicas, culturais e a contextualização histórica do património imaterial, tornando estas visitas únicas e inesquecíveis”, conta Paulo Portela.

E tem razões de sobra para isso. Baião tornou-se uma localidade atrativa ao turismo, com unidades hoteleiras de luxo e uma paisagem de cortar a respiração. Também foi “o primeiro município do país” a conquistar o título de destino turístico sustentável e apresenta ativos como o turismo de natureza e aventura, a Área Regional Protegida da Serra da Aboboreira – juntamente com Marco de Canaveses e Amarante –, património imaterial (cestas de Frende, bengalas de Gestaçô, cantareus e enogastronomia), e a ativação do património arqueológico. Ainda este ano, o Mosteiro de Ancede Centro Cultural de Baião (MACC) foi alvo de requalificação da autoria do prémio Pritzker Siza Vieira.

Em 2022 faturámos cerca de 135 mil euros. De janeiro a julho deste ano já crescemos 20% face a igual período do ano passado.

Paulo Portela

Proprietário da empresa de animação turística Bello’Giro

Paulo Portela diz que, em 2019, não havia nenhum negócio do género no concelho. Aliás, recorda, os operadores de turismo queixavam-se da falta de atividades para levar os turistas a prolongarem a estada em Baião e, por consequência, aumentar o número de dormidas nas unidades hoteleiras. “Estive dez anos na Associação Empresarial de Baião, e uma das coisas que notava era que a estada média do turista era pouco mais do que um dia. Os operadores turísticos queixavam-se que não havia nada para fazer”, lembra o também CEO da Vialsil, que atua na área das vias de comunicação de autoestradas de todo o país.

E assim a ideia saiu do papel e com um investimento inicial de 485 mil euros, apoiado em 50% a fundo perdido por fundos comunitários, através do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa. Com um envelope financeiro de 78 milhões de euros, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa já apoiou projetos públicos, sociais e empresariais como este, mas que sejam estratégicos para o desenvolvimento, valorização e coesão deste território. Até ao momento, avança a CIM ao ECO/Local Online, “o programa já apoiou mais de 400 projetos, num total de mais de 240 entidades beneficiárias deste apoio”.

Atividade náutica banana boat24 agosto, 2023

“Só 30% dos clientes são estrangeiros”

Volvidos quatro anos desde o começo do negócio, e com uma pandemia pelo meio que parou o país e afetou a atividade turística, o empresário considera que o negócio é uma aposta ganha. “Em 2022 faturámos cerca de 135 mil euros. De janeiro a julho deste ano já crescemos 20% face a igual período do ano passado”, avança. Em muito terá contribuído para esse crescimento, sustenta, “o exponencial aumento dos mercados americano, israelita, inglês e francês. Só 30% dos clientes da Bello’Giro são estrangeiros” e de segmento médio-alto.

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, confirma o aumento de turistas americanos e israelitas na região nortenha. Desde março deste ano que 400 turistas israelitas chegam semanalmente ao aeroporto do Porto – altura em que passou a haver dois voos semanais diretos da companhia aérea Sun D’Or entre Telavive e Porto –, disparando as dormidas e proveitos turísticos, o que não acontecia até então, adianta ao ECO/LOcal Online o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Estive dez anos na Associação Empresarial de Baião, e uma das coisas que notava era que a estada média do turista, em Baião, era pouco mais do que um dia. Os operadores turísticos queixavam-se que não havia nada para fazer.

Paulo Portela

Proprietário da empresa de animação turística Bello’Giro

“No primeiro semestre deste ano, o mercado americano registou um crescimento de 60% em relação a 2022. O mercado israelita começou a crescer a partir de março, o momento em que conseguimos uma rota direta Telavive – Porto, com uma companhia israelita”, destaca Luís Pedro Martins.

A pensar no posicionamento da Bello’Giro nos mercados nacional e estrangeiro, Paulo Portela quer que “a marca continue a ser reconhecida e faça mais parcerias com operadores turísticos, como hotéis, e outros empresários da região”. Entre os projetos futuros, desvenda o empresário, está o aumento da oferta de atividades de animação turística, como “passeios de jipe e a cavalo que fazem falta para dar a conhecer o concelho”.

Os passeios de buggy da empresa de animação turística Bello’Giro24 agosto, 2023

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