Região de Viseu ganha ecopista de 12 quilómetros na antiga linha do Vouga

Ecopista do Vouga custou 2,8 milhoes de euros e foi financiada pelo Turismo de Portugal. A execução e fiscalização da obra ficou a cargo da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

A Câmara Municipal de Viseu e a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIM) inauguram esta sexta-feira a ecopista do Vouga, um investimento de 2,8 milhões de euros financiado pelo Turismo de Portugal. Num percurso de 12 quilómetros, ao longo da antiga linha ferroviária do Vouga, este projeto promete impulsionar o turismo de natureza e dinamizar a economia da região.

“A obra permite que a zona Centro fique com uma estrutura potenciadora do desenvolvimento, à semelhança da ecopista do Dão, um equipamento muitíssimo utilizado pelos viseenses”, considera o líder da CIM e da autarquia de Viseu, Fernando Ruas, citado em comunicado.

Com este percurso ciclável, a ecopista do Vouga estará ligada à do Dão, que atravessa os concelhos de Tondela e de Santa Comba Dão. “A ligação destas duas ecopistas é um marco na região, mais uma mostra da aposta nas boas práticas, e o reforço de que a Cidade Europeia do Desporto 2024 realmente dá importância à prática desportiva”, sustenta o autarca social-democrata.

A ligação destas duas ecopistas é um marco na região, mais uma mostra da aposta nas boas práticas e o reforço de que, a Cidade Europeia do Desporto 2024, realmente dá importância à prática desportiva.

Fernando Ruas

Presidente da Câmara Municipal de Viseu

A empreitada para a execução da ecopista do Vouga foi consignada em outubro de 2020, num investimento na ordem dos 2,8 milhões de euros, financiado pelo Turismo de Portugal. No concelho de Viseu, a empreitada da Ecopista do Vouga atravessa as freguesias de Viseu, Abraveses, Campo e Bodiosa, num investimento de 641 mil euros.

A execução e fiscalização desta obra ficou a cargo da CIM, ao abrigo de um contrato interadministrativo entre esta comunidade e as autarquias de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Viseu e Vouzela, concelhos atravessados pela ecopista.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Região de Viseu ganha ecopista de 12 quilómetros na antiga linha do Vouga

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião