Mês das Empresas volta a Matosinhos com mais de 20 ações e 11 mil participantes
Até 15 de novembro são esperadas 11 mil pessoas na iniciativa Mês das Empresas, com a Câmara de Matosinhos a antecipar um impacto económico relevante para a economia local.
Num concelho que tem referências como a Nestlé, Efacec, Lactogal, Farfetch ou Super Bock, são as empresas de Matosinhos que vão estar em destaque até 15 de novembro com a inovação e a sustentabilidade na ordem do dia. A segunda edição do Mês das Empresas “afirma Matosinhos como território privilegiado e desenvolvido na criação de investimento, riqueza e desenvolvimento de negócios”. “E cada vez mais atrativo”, sublinha a vereadora das atividades económicas, Marta Pontes.
Esta iniciativa, que envolve mais de 20 ações e em que participam perto de 11 mil pessoas, acontece no âmbito da estratégia de projeção da economia local de Matosinhos, facilitando o “acesso a ideias de negócios ou projetos, promovendo o contacto e networking do ecossistema” empresarial, resume a vereadora da autarquia socialista, em declarações ao ECO/Local Online.
O Mês das Empresas é organizado em parceria com investidores, empresas e instituições de referência, espelhando, assim, “um modelo de governança assente na reflexão e decisão partilhada”, avança a responsável.
“Acaba por ser um mês desafiante do ponto de vista da organização, parcerias, junção de interesses e esforços, mas será muito profícuo no sentido em que se vai conseguir, desta forma, alavancar o território”, destaca a vereadora das atividades económicas. Sem, contudo, antecipar valores, Marta Pontes acredita que o evento terá impacto económico no concelho.
Acaba por ser um mês desafiante do ponto de vista da organização, parcerias, junção de interesses e esforços, mas será muito profícuo no sentido em que se vai conseguir, desta forma, alavancar o território.
Matosinhos já deu provas de ser atrativo, garante ainda Marta Pontes, “não só pelas suas condições e infraestruturas, por ter um porto, mar, ser um dos mais industrializados do Norte, mas também por ter um tecido empresarial que permite, durante um mês, só falar e destacar economia local”.
Entre as muitas ações agendadas estão o “Portugal Digital Summit” – o maior evento de transformação digital que, pela primeira vez, se realizou este ano no Norte -, a Feira do Empreendedor e ações como o Colab B2. Assim como conferências promovidas pela Matosinhos Tech e iniciativas destinadas aos setores da pesca e da agricultura, além de outras de valorização do setor da restauração, com mais uma edição do Rally Fish. Não fosse o caso de Matosinhos ser ainda conhecido pelo peixe, conservas e mar.
Destaque ainda para o programa de inovação colaborativa na comunidade “Colmeia”, que visa impulsionar o empreendedorismo e a transição energética em Matosinhos, convocando talento, startups e toda a comunidade em torno do desenvolvimento de soluções sustentáveis. Da agenda consta ainda a participação de Matosinhos na Semana da Reabilitação Urbana (SRU) que é realizada em parceria com Maia, Porto e Vila Nova Gaia, e vai juntar players nacionais e internacionais do setor para debater o movimento de regeneração e renovação urbanística em Portugal.
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