Câmara de Águeda implementa “inovador” sistema de gestão de transportes
A câmara de Águeda está a implementar um sistema "inovador" de gestão de transportes, que inclui a redefinição do modelo de mobilidade e a atualização da estratégia de mobilidade sustentável.
O desenvolvimento de uma plataforma de gestão dos transportes, a instalação de painéis informativos, cacifos e sensores de estacionamento, além da realização de um estudo de mobilidade e a ampliação das beÁgueda (Bicicletas Elétricas de uso partilhado de Águeda). Estas são algumas das medidas estratégicas do “sistema inovador de gestão de transportes” que a Câmara Municipal de Águeda está a implementar com vista a uma melhor utilização dos transportes públicos no concelho.
“Apostamos nos meios de mobilidade suave e estamos a transformar o paradigma dos transportes públicos no concelho, com um investimento muito direcionado para que os cidadãos possam utilizar, de forma efetiva, viável e articulada, os diferentes transportes públicos nas suas deslocações”, afirmou o autarca de Águeda, Jorge Almeida, citado em comunicado.
Em causa está um investimento municipal superior a 433 mil euros, ao abrigo de candidaturas a programas de apoio nacionais, e que abrange também a ampliação da rede de bicicletas elétricas às freguesias do concelho.
Apostamos nos meios de mobilidade suave e estamos a transformar o paradigma dos transportes públicos no concelho, com um investimento muito direcionado para que os cidadãos possam utilizar, de forma efetiva, viável e articulada, os diferentes transportes públicos nas suas deslocações.
A plataforma de gestão dos transportes de caráter municipal, em desenvolvimento, vai contemplar informação dos diversos sistemas de transporte disponíveis (busway, comboios, MobeÁgueda e beÁgueda), nomeadamente no que respeita a horários e tarifários. Segundo a autarquia, “terá como interface com o utilizador uma nova aplicação de telemóvel que está igualmente em desenvolvimento”.
O município vai ainda instalar painéis digitais informativos na nova central intermodal, que está a ser construída no largo da estação da CP, assim como nos 11 pontos de venda de bilhetes da busway espalhados pelo concelho.
Em paralelo, a autarquia está a elaborar o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Águeda (PMUSA), cujo documento final deverá ser apresentado entre dezembro deste ano e janeiro de 2024. “Este plano tem como objetivo central redefinir o modelo de mobilidade do território, em todo o concelho, bem como atualizar a estratégia de mobilidade sustentável”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Câmara de Águeda implementa “inovador” sistema de gestão de transportes
{{ noCommentsLabel }}