Galp passa a comercializar gasóleo 100% renovável para transportes pesados

Nos postos de abastecimento em Matosinhos e em Vila Franca de Xira, a solução 100% renovável já está disponível para os condutores de pesados.

Os transportes rodoviários pesados já vão poder abastecer os tanques com gasóleo 100% renovável. Este biocombustível, produzido pela Galp, está disponível nos postos de abastecimento de Matosinhos e Vila Franca de Xira, estando em cima da mesa uma estratégia de expansão que procurará dar resposta à procura existente.

Segundo o comunicado enviado às redações esta segunda-feira, o Gasóleo Renovável 100% da Galp é um biocombustível de baixa intensidade carbónica, “obtido a partir de matérias-primas residuais ou avançadas como óleos alimentares usados e resíduos de gordura animal”, permitindo uma redução das emissões de dióxido de carbono de até 90%, em comparação com o gasóleo fóssil.

Questionada pelo ECO/Capital Verde sobre que preços serão praticados para a venda deste biocombustível, a Galp não avançou com mais detalhes.

A sua utilização em viaturas com motor de combustão interna a diesel é em tudo idêntica à do gasóleo convencional“, garante a petrolífera liderada por Filipe Silva.

Para já, os alemães da Bosch e da TJA, um operador de logística, foram os primeiros clientes a aderir, mas a ideia será alargar a carteira de clientes com cartão Galp Frota Corporate, ou por entrega direta nas instalações dos clientes. “A expansão deste produto nos postos da rede Galp acompanhará as necessidades de procura do mercado“, lê-se no comunicado.

O desenvolvimento deste combustível acontece como parte da estratégia da petrolífera de investir na produção de biocombustíveis a partir de 2025, na Refinaria de Sines. Esta unidade e a instalação de 100 megawatts (MW) de eletrolisadores para produção de hidrogénio verde representam um investimento conjunto de 650 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp passa a comercializar gasóleo 100% renovável para transportes pesados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião