Lucro da Galp sobe 18% até setembro, para 718 milhões de euros
Petrolífera reporta à CMVM resultado líquido de 718 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. Estimativa para preço médio do Brent (referência na Europa) sobe de de 75 para 83 dólares.
A Galp Energia registou um lucro de 718 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano, o que equivale a um aumento de 18% face ao mesmo período do ano passado, de acordo com um comunicado enviado esta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) baixou ligeiramente (-2%), atingindo um valor de 2.838 milhões de euros entre janeiro e setembro, “com a melhoria do desempenho operacional a compensar o ambiente mais favorável nos preços das commodities registado durante o período” e por ser contabilizada a contribuição de Angola no upstream”, operação vendida pela companhia.
Já considerando apenas o terceiro trimestre do ano, os resultados da petrolífera ascenderam a 210 milhões de euros, o que representa uma desaceleração face aos 258 milhões que tinham sido obtidos no trimestre anterior, mas um aumento de 12% face aos mesmos três meses do ano passado.
No mesmo comunicado, a Galp atualizou as estimativas para este ano, tendo subido a perspetiva para o preço médio do Brent (referência na Europa) de 75 para 83 dólares por barril e uma margem de refinação de 11 dólares por barril, o que compara com os 9 dólares da anterior previsão. A empresa liderada por Filipe Silva projeta ainda fechar este ano com uma produção média de 120 mil barris por dia, acima dos 115 mil barris antes estimados.
Entre julho e setembro, período em que o EBITDA escalou 35%, para 1.057 milhões de euros, o houve um recuo de 3% no negócio da extração e produção de petróleo e gás (upstream). Por outro lado, dispararam os ganhos da área industrial e aumentou igualmente a performance nas divisões comercial (7%) e de renováveis (12%).
No mesmo documento, a petrolífera indica também que continuou este ano a transformação do seu negócio para “alavancar a conveniência e expandir a liderança regional no carregamento de veículos elétricos”. No final de setembro, a Galp tinha um total de 3.374 pontos de carregamento a operar em Portugal e Espanha, mais 43% do que no final de 2022.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lucro da Galp sobe 18% até setembro, para 718 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}