Margem de refinação da Galp dispara 90%

Vendas de combustíveis caíram 8% em termos homólogos no terceiro trimestre. Já a comercialização de gás natural afundou 19% e de eletricidade 10%.

A Galp [eco_stocklabel=”GALP” index=”2742604,51,814″ type=”inline”] produziu menos petróleo no terceiro trimestre, mas a margem de refinação disparou 90% no mesmo período. De acordo com os dados divulgados pela empresa esta segunda-feira, a margem passou de 7,70 dólares há um ano (valor idêntico ao do segundo trimestre) para 14,60 no terceiro trimestre.

De acordo com o trading update do terceiro trimestre, uma súmula de dados operacionais divulgada trimestralmente pela companhia e enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a produção working interest da Galp no trimestre desceu 2% em termos homólogos, para 125 mil barris de petróleo ou equivalente por dia. Face aos três meses anteriores houve uma subida de 7%, justificada pela empresa “por um aumento da eficiência operacional no Brasil e o aumento da produção em Moçambique (Coral FLNG)”. A empresa avança que o objetivo anual é produzir 120 mil barris de petróleo ou equivalente por dia.

A Galp mostra estes dados aos investidores para os preparar para a apresentação de resultados marcada para 30 de outubro, antes da abertura das bolsas.

O trading update da empresa liderada por Filipe Silva revela ainda que as vendas de combustíveis caíram 8% em termos homólogos – embora tenham subido 4% face ao trimestre anterior –, devido “ao ambiente de pressão em alguns segmentos B2B na Ibéria”, a quedas das vendas de eletricidade foram mais acentuadas (10% relativamente ao terceiro trimestre de 2022 e 2% face ao trimestre anterior), e a comercialização de gás natural afundou 19% em termos homólogos, mas subiu 3% em cadeia.

Após a publicação destes dados, a Galp Energia arrancou a sessão desta manhã a subir mais de 1%. Às 9h00 de Lisboa, segue a valorizar 0,68% para os 14,77 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Margem de refinação da Galp dispara 90%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião