Aveiro tem mais dez novos autocarros elétricos da Transdev a circular

Com este investimento de 4,5 milhões de euros, Aveiro "passa a ser a cidade com mais proporção de mobilidade com emissões zero do país", garante o presidente da Transdev, Sérgio Soares.

Há mais dez autocarros elétricos da rede de transportes públicos AveiroBus, da Transdev, a circular em Aveiro. Somam aos quatro já a operar no concelho. Este reforço traduz-se num “importante investimento de 4,5 milhões de euros em Aveiro, que passa a ser a cidade com mais proporção de mobilidade com emissões zero do país“, assinala ao ECO/Local Online o presidente do Conselho de Administração da Transdev, Sérgio Soares.

Estes dez autocarros vêm substituir outros veículos poluentes que faziam o transporte. “Este é um investimento de 4,5 milhões de euros que está inserido no plano de mobilidade da cidade que inclui, além da eletrificação da frota, também um aumento significativo da oferta de transportes para as populações”, explica Sérgio Soares.

Este é um importante investimento de 4,5 milhões de euros em Aveiro, que passa a ser a cidade com mais proporção de mobilidade com emissões zero do país.

Sério Soares

Presidente do Conselho de Administração da Transdev

“Esse aumento acontecerá progressivamente a partir de janeiro de 2024 e contempla ofertas variadas, como ao fim de semana, noturnas e reforço de horários durante dia”, completa o responsável da Transdev. Os autocarros elétricos da AveiroBus passam a fazer 60% dos quilómetros da operação da transportadora, num “forte contributo para a descarbonização”. Calcula uma poupança de 383 toneladas de CO2 por ano e destaca igualmente a redução do ruído com esta frota elétrica.

Em declarações ao ECO/Local Online, Sérgio Soares refere que “a Transdev, como operador, está disponível para participar noutros projetos de transição energética no país, sem, contudo, adiantar possíveis localizações ou o valor dos investimentos. “Há vários projetos novos em cidades do país que ainda não estão concretizados, que estão a fazer o seu caminho para uma transição de frotas para mobilidade não poluente”, acrescenta.

A apresentação das novas viaturas aconteceu esta quinta-feira com a presença do presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, e do líder do Conselho de Administração da Transdev. Cada um dos dez novos autocarros elétricos saiu de uma das dez freguesias de Aveiro em direção ao terminal rodoviário da cidade.

Os transportes públicos municipais rodoviários e marítimos foram concessionados ao grupo Transdev, através da empresa ETAC / Aveirobus, a 1 de janeiro de 2017.

No âmbito da operação AveiroBus, o primeiro ferryboat 100% elétrico do país fará, a partir da primeira quinzena de dezembro, a ligação entre São Jacinto e o Forte da Barra, em Aveiro, num investimento de 7,3 milhões de euros. Esta embarcação reforça a capacidade de transporte para 260 passageiros e 19 viaturas, mais 90% e 30%, respetivamente. Acrescem os baixos níveis de ruído e o conforto para os passageiros.

A par do ferryboat, ainda este ano, o município está terminar o sistema de carregamento elétrico dos moliceiros que fazem os passeios turísticos nos canais da cidade. “Ainda este ano disponibilizaremos o sistema para os operadores começarem a instalar os motores elétricos”, avançou o autarca ao ECO/Local Online.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aveiro tem mais dez novos autocarros elétricos da Transdev a circular

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião