Bosch investe 100 milhões na fábrica de Aveiro para aumentar produção de bombas de calor
Alemães querem aumentar produção em Aveiro. Nova estratégia sucede à decisão de vender a maior parte do negócio de produtos da divisão Building Technologies que afeta a unidade em Ovar.
A Bosch vai investir cerca de 100 milhões de euros até 2026 para aumentar a produção de bombas de calor na fábrica da empresa em Aveiro. Simultaneamente, os fundos serão destinados à inauguração de novos laboratórios e de dois edifícios.
A estratégia anunciada esta quinta-feira sucede à decisão anunciada na semana passada na qual dava conta de que colocou à venda a maior parte do negócio de produtos da divisão Building Technologies como parte do plano de reestruturação daquela divisão. A venda vai afetar a fábrica da multinacional alemã em Ovar, que emprega 1.200 trabalhadores.
A gigante alemã justifica este investimento com o facto de a fábrica de Aveiro, em conjunto com a de Eibelshausen (Alemanha) e a de Tranås (Suécia) ser “um elemento importante da rede europeia de desenvolvimento e produção de bombas de calor”. No total, investirá mais de mil milhões de euros na expansão desta rede até o final da década.
“Estamos a investir agora no desenvolvimento e fabricação das nossas bombas de calor para garantir que podemos aumentar a produção ao ritmo necessário. A Bosch tem como objetivo ocupar uma posição de liderança no mercado internacional de bombas de calor, é por isso que estamos gradualmente a expandir as nossas atividades nesta área”, cita o comunicado as declarações de Christian Fischer, vice-presidente do conselho de administração da Bosch, responsável pelos setores de Energia e Tecnologia de Edifícios e Bens de Consumo da empresa.
A Bosch Home Comfort tem vindo a desenvolver e produzir tecnologias para o aquecimento de água em Aveiro, localizando-se também nesta unidade portuguesa o centro de desenvolvimento de bombas de calor para o sul da Europa.
Além disso, informa no mesmo comunicado, a unidade aveirense irá produzir as unidades exteriores e as unidades interiores para as bombas de calor Compress 5800i AW e Compress 6800i AW da próxima geração. Modelos desenvolvidas em conjunto por várias equipas de Wernau (Alemanha) e Aveiro, e que são produzidas numa rede de fabricação que inclui Aveiro, Eibelshausen e Tranås.
As bombas de calor e híbridas são consideradas pela Bosch como um dos “elementos essenciais na descarbonização dos mais de 200 milhões de edifícios localizados apenas na Europa”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bosch investe 100 milhões na fábrica de Aveiro para aumentar produção de bombas de calor
{{ noCommentsLabel }}