Projeto da Bosch tem dez milhões de euros para dotar as fábricas de inteligência artificial

Bosch, U.Porto e INL lançam projeto de dez milhões de euros para levar inteligência artificial às fábricas. Parceria entre indústria e academia envolve 70 engenheiros e investigadores.

Desenvolver soluções e tecnologias de inteligência artificial (IA) para aplicar no fabrico industrial, com o objetivo de melhorar a eficiência, a qualidade e o custo de produção, é o grande propósito do projeto conjunto da germânica Bosch, da Universidade do Porto e do bracarense International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL).

Suportado por fundos do Compete e do Portugal 2020, o investimento de cerca de dez milhões de euros neste projeto “Sensitive Industry” terá de ser executado até 2025. Contempla uma equipa de 70 engenheiros e investigadores da Bosch, da Universidade do Porto e do INL.

O “Sensitive Industry” será apresentado publicamente esta quinta-feira, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, durante a cerimónia de assinatura do contrato de investimento ao projeto pela AICEP-Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. Conta com as presenças do presidente da AICEP, Filipe Santos Costa, do administrador da Bosch, António Pereira, do reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, e do diretor-geral adjunto do INL, Paulo Freitas.

A Bosch faturou dois mil milhões em 2022 e vai investir 200 milhões durante este ano. O grupo emprega 6.500 pessoas e é um dos maiores exportadores do país, com fábricas em Aveiro, Braga e Ovar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Projeto da Bosch tem dez milhões de euros para dotar as fábricas de inteligência artificial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião