Bosch faturou 2.000 milhões em Portugal e vai investir mais 200 milhões em 2023

Com fábricas em Aveiro, Braga e Ovar, o grupo alemão que emprega 6.500 pessoas e é um dos maiores exportadores do país, faturou 2 mil milhões em 2022 e vai investir 200 milhões durante este ano.

A Bosch fechou o ano 2022 com vendas totais que superam os dois mil milhões de euros em Portugal, o que representa um crescimento de 17% em relação ao ano anterior. A exportação para mais de 50 países em todo o mundo representa 97% das vendas do grupo de origem alemã.

“Foi um ano muito positivo para a Bosch em Portugal. Superámos pela primeira vez os dois mil milhões de euros em faturação, com todas as localizações em Portugal a evoluírem positivamente e a contribuir para a consolidação dos nossos negócios, reforçando Portugal como um dos principais países na Europa para o Grupo Bosch”, afirma Javier González Pareja, presidente do Grupo Bosch em Portugal e Espanha, citado em comunicado.

No mercado local, a Bosch registou vendas consolidadas de 364 milhões de euros, 5,5% acima do nível de 2021. “Temos assistido a um crescimento sustentado em Portugal. Há cinco anos estávamos nos 1,5 mil milhões de euros de faturação, e este ano registamos o melhor resultado de sempre. Este crescimento geral só é possível graças à dedicação e ao profissionalismo dos nossos colaboradores”, completa Carlos Ribas, responsável em Portugal e administrador técnico da Bosch em Braga.

No final de 2022, a empresa contava com mais de 6.500 colaboradores em Portugal, assumindo-se como um dos maiores empregadores e exportadores no país. Em Portugal, o grupo tem unidades de produção em Aveiro, Braga e Ovar, e conta ainda com um centro de serviços em Lisboa.

A empresa irá continuar a expandir as instalações no país, com um investimento de mais de 100 milhões em infraestruturas, e também continuar a apostar em projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D), desenvolvidos em parceria com as universidades portugueses. Considerando esta última componente, o investimento previsto para 2023 deverá chegar a cerca de 200 milhões de euros em Portugal. “Prevemos continuar a crescer e a recrutar de forma transversal nas nossas localizações, e a reforçar o papel da Bosch como dinamizadora da economia nacional e da criação de valor e emprego no país”, reforça Carlos Ribas.

A nível global, o grupo Bosch fechou o ano passado com uma faturação de 88,2 mil milhões de euros, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. O grupo alemão que emprega 421 mil pessoas a nível mundial ambiciona crescer entre 6% e 9% em 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bosch faturou 2.000 milhões em Portugal e vai investir mais 200 milhões em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião