Depósitos aumentam pela primeira vez este ano à boleia das poupanças das empresas

Apesar de em abril os particulares terem retirado cerca de 447 milhões de euros de depósitos, as empresas compensaram essa saída de dinheiro, aplicando quase 479 milhões de euros.

As famílias continuam a retirar as suas poupanças de depósitos bancários, procurando melhores soluções, por exemplo, junto dos Certificados de Aforro. Com uma dinâmica diferente têm estado as empresas, que continuam a aumentar o volume aplicado em depósitos.

De acordo com dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal, enquanto o stock de depósitos de particulares registou uma contração de 0,26%, em cerca de 447 milhões de euros, para 174,4 mil milhões de euros; o stock de depósitos das empresas voltou a aumentar pelo segundo mês consecutivo a um ritmo de 0,7%, num montante equivalente a quase 479 milhões de euros, para mais de 65 mil milhões de euros.

Esta dinâmica fez com que, em abril, pela primeira vez este ano, o stock global de depósitos tivesse registado uma subida – se bem que marginal -, passando de 239,81 mil milhões de euros para 239,85 mil milhões de euros. Porém, em termos homólogos, o stock global de depósitos registou a primeira contração desde setembro de 2013.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Os dados do Banco de Portugal revelam ainda que, o stock de depósitos de particulares contabilizou o segundo mês consecutivo de quedas homólogas: em abril, o volume de poupanças aplicadas em depósitos corrigiu 1,6% face a abril do ano passado, depois de em março terem já caído 0,15%.

No entanto, desde novembro que a evolução homóloga dos depósitos de particulares está a abrandar, passando de um crescimento de 7,31% em novembro para -1,6% em abril.

Nas empresas, apesar de o stock de depósitos, em termos homólogos, estar a desenhar uma tendência de queda desde abril de 2021, até ao momento ainda não registou taxas de crescimento negativas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depósitos aumentam pela primeira vez este ano à boleia das poupanças das empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião