Norte2030 reserva meio milhão para apoiar ex-trabalhadores da refinaria da Galp em Matosinhos
Novo apoio vai promover a “participação individual em ações/percursos de formação profissional e em processos de certificação de trabalhadores" que exerciam funções na antiga refinaria da Galp.
O programa regional Norte 2030, gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), anunciou esta quarta-feira um apoio de 500 mil euros para apoiar a formação dos ex-trabalhadores da refinaria de Matosinhos. O período de candidaturas arrancou a 27 de novembro e decorre até 30 de dezembro de 2025.
“O aviso destina-se a apoiar a participação individual em ações/percursos de formação profissional e em processos de certificação de trabalhadores que exerciam funções na antiga Refinaria de Matosinhos, potenciando a sua empregabilidade ou (re)qualificação”, realça o Norte 2030 e comunicado.
O concurso tem como objetivo “minimizar os efeitos diretos e indiretos nos trabalhadores no mercado de trabalho resultantes do processo de transição energética, apoiando o desenvolvimento de formações que contribuam para a reconversão e a reintegração profissional destes trabalhadores que viram o seu posto de trabalho extinto por força do encerramento da refinaria”.
De acordo com o comunicado, as “formações a apoiar devem ser certificadas, com vista à obtenção de uma qualificação ou grau académico correspondente a uma determinada saída profissional ou à obtenção de unidades de formação (ECTS ou UFCD), obedecendo aos respetivos requisitos específicos”.
A demolição da refinaria da Galp em Matosinhos arrancou a 23 de outubro e vai demorar dois anos e meio, depois de ter sido fechada em dezembro de 2020 por decisão da petrolífera. A decisão do encerramento afetou 400 trabalhadores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Norte2030 reserva meio milhão para apoiar ex-trabalhadores da refinaria da Galp em Matosinhos
{{ noCommentsLabel }}