Câmara de Sintra reabilita 292 casas de habitação social
Empreitada de reabilitação energética deverá reduzir em 10% as necessidades de aquecimento e/ou arrefecimento dos habitantes do concelho.
A Câmara Municipal de Sintra vai investir 4,4 milhões de euros na reabilitação energética de 292 fogos de habitação municipal, em Queluz, Belas e Casal de Cambra. A adjudicação desta empreitada foi aprovada na reunião do executivo.
A reabilitação dos 292 fogos de habitação municipal decorrem no âmbito da Estratégia Local de Habitação. Os trabalhos contemplam a substituição das caixilharias, o isolamento térmico das paredes assim como a instalação de equipamentos de produção de aquecimento das águas quentes sanitárias que permitirão uma redução de 10% das necessidades de aquecimento e/ou arrefecimento, pinturas e revestimentos.
Ainda recentemente, o município anunciou a reabilitação energética de 246 habitações, nas freguesias de Queluz e Belas, Massamá e Monte Abrão, Agualva-Mira Sintra e Algueirão-Mem Martins e Rio de Mouro, num investimento superior a três milhões de euros.
“Temos vindo a investir na reabilitação energética, pois é necessário criar melhores condições de habitabilidade nos fogos existentes, garantindo depois a sua disponibilidade para albergar mais munícipes que necessitem do apoio da autarquia em matéria de habitação”, refere o presidente da câmara de Sintra, Basílio Horta.
Esta estratégia beneficiará mais de 3.000 famílias, numa operação que envolve um investimento de cerca 179 milhões de euros até 2026 com a reabilitação de mais de 1.600 fogos municipais existentes e um aumento de cerca de 1.450 novos fogos pela via da aquisição ou construção.
“Garantir uma resposta adequada e condições de acesso a uma habitação condigna a pessoas que não dispõem de capacidade financeira para aceder a uma solução habitacional adequada” é o principal objetivo da Estratégia Local de Habitação, detalha a autarquia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Câmara de Sintra reabilita 292 casas de habitação social
{{ noCommentsLabel }}