STCP reforça frota com 48 novos autocarros 100% elétricos

Num investimento de 19,2 milhões de euros, a STCP tem mais 48 novos autocarros 100% elétricos.

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) reforçou a frota com 48 novos autocarros 100% elétricos, metade dos quais vai substituir igual número de veículos a gasóleo, num investimento de 19,2 milhões euros. Com esta operação a transportadora quer contribuir para a descarbonização e a redução da pegada ambiental.

“O ano de 2024 arranca com o reforço do objetivo da STCP de descarbonizar a operação e a redução da pegada ambiental nos seis municípios onde a empresa desenvolve atividade, tendo sempre como prioridade a contínua melhoria do serviço prestado aos clientes”, sublinhou a presidente do Conselho de Administração da STCP. Cristina Pimentel falava após uma cerimónia de apresentação dos autocarros, na estação de recolha da Via Norte da STCP, em São Mamede de Infesta, Matosinhos.

Com uma frota mais verde fortalecemos o nosso compromisso, concretizando mais um passo em direção a um futuro sustentável”, completou.

“Com a entrada em circulação de 48 novos autocarros 100% elétricos e a instalação de uma estação de carregamento elétrica, constituída por 24 carregadores duplos na Estação de Recolha da Via Norte, a STCP dá continuidade à estratégia adotada que tem como finalidade a descarbonização da operação e, consequentemente, a redução da pegada ambiental”, refere a empresa num comunicado enviado às redações.

O ano de 2024 arranca com o reforço do objetivo da STCP de descarbonizar a operação e a redução da pegada ambiental nos seis municípios onde a empresa desenvolve atividade.

Cristina Pimentel

Presidente do Conselho de Administração da ociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP)

A STCP aumenta, assim, os atuais 20 veículos 100% livre de emissões para 68, o que se traduz numa redução de emissões de CO2 de cerca de 4.000 toneladas por ano. No total, a frota da operadora é constituída por 468 autocarros.

Estes 48 novos veículos 100% elétricos (tipologia standard de 12 metros) garantem uma autonomia de 370 quilómetros, uma lotação de 87 passageiros.

As novas viaturas movidas a energia 100% elétrica, do fabricante Zhongtong Bus (ZT Bus), estão associadas a um investimento de cerca de 19,2 milhões de euros, parcialmente financiado em 8,4 milhões de euros.

Estes autocarros foram fornecidos pela empresa EF – Mobilidade Elétrica, representante da ZT Bus em vários mercados da União Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

STCP reforça frota com 48 novos autocarros 100% elétricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião