Louça Preta de Molelos já é produto artesanal certificado, pela mão da autarquia de Tondela

Não serão passíveis de certificação peças que não sejam trabalhadas no torno/roda, sendo que tal excluirá as peças enformadas em prensa cuja modelação é feita por forma e não manualmente.

A “Louça Preta de Molelos” é agora um produto artesanal certificado, sendo titular do registo, enquanto entidade promotora, a Câmara Municipal de Tondela.

A “Louça Preta de Molelos” foi e é produzida exclusivamente na freguesia, sendo essa a delimitação geográfica que se deve considerar para efeitos de certificação, e como limite territorial da respetiva indicação geográfica, atendendo assim à tradição histórica e à realidade atual desta atividade artesanal, lê-se no despacho publicado esta terça-feira em Diário da República.

Esta decisão é justificada por não se tratar de uma produção em extinção, caso fosse esse o cenário “faria sentido alargar o âmbito da delimitação geográfica a freguesias vizinhas ou até a todo o concelho numa tentativa de angariação de novos oleiros para a atividade. Ora tal não se verifica, e embora só existam cinco olarias na atualidade, a sua dinâmica e vitalidade fazem com que Molelos seja o principal centro produtor de louça preta em todo o país“.

A produção de cerâmica tradicional de Molelos divide-se em “louça grossa” e “louça fina”. As peças são executadas em roda de oleiro, sendo utilizada hoje em dia a roda elétrica, o que proporciona aos oleiros um trabalho menos penoso sem colocar em causa os fundamentos da sua arte manual e os resultados obtidos. Saídas da roda as peças seguem então para a secagem, ao sol ou à sombra, tudo dependendo da temperatura do ar.

No despacho lê-se ainda que por se considerar que a produção de Molelos deverá manter a especificidade e unicidade que lhe são próprias, “não serão passíveis de certificação peças que não sejam trabalhadas no torno/roda, sendo que tal excluirá as peças enformadas em prensa cuja modelação é feita por forma e não manualmente (embora estas peças sejam, regra geral, acabadas e brunidas à mão). Trata-se de peças utilitárias, produzidas em grande quantidade, e que não são as que melhor identificam e caracterizam a Louça Preta de Molelos”.

A decisão da louça preta de Molelos passar a produto artesanal certificado “permite um posicionamento deste centro oleiro na vanguarda do trabalho cerâmico em Portugal”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Louça Preta de Molelos já é produto artesanal certificado, pela mão da autarquia de Tondela

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião