Autoeuropa propõe aumentos entre 260 e 365 euros até 2026

  • Lusa e ECO
  • 12 Março 2024

Proposta laboral, que representa uma melhoria face aos 5% iniciais, mas não chega aos 8% exigidos pelos trabalhadores, é apresentada esta terça e quarta-feira aos trabalhadores.

A Comissão de Trabalhadores e a administração da Autoeuropa chegaram no sábado a um pré-acordo de empresa válido para os próximos três anos, que prevê um aumento salarial de 6,8%, com um mínimo de 100 euros por trabalhador em 2024. A proposta laboral, que representa uma melhoria face aos 5% iniciais, mas não chega aos 8% exigidos pelos trabalhadores, é apresentada esta terça e quarta-feira aos trabalhadores e votada a 19 e 20 de março.

O pré-acordo de empresa, que ainda terá de ser aprovado, por voto secreto, pelos cerca de 5.000 trabalhadores da fábrica de Palmela, prevê também um aumento salarial mínimo de 2%, ou 0,5% acima da inflação em janeiro de 2025, e de 2,3%, ou 0,5% acima da inflação em janeiro de 2026.

De acordo com um comunicado da Comissão de Trabalhadores, o pré-acordo prevê ainda uma “majoração de 150% do prémio de objetivos de 2024” e um “prémio de 50% do salário médio para operadores ou salário individual dos especialistas”, para o lançamento do novo modelo a produzir na fábrica de automóveis da Volkswagen em Palmela, no distrito de Setúbal.

O documento prevê também o pagamento de horas extraordinárias já comunicadas anteriormente, para volume adicional de produção, a 275% na primeira hora e 300% na segunda hora. “A Comissão de Trabalhadores considera que este entendimento salvaguarda aumentos reais de salário face a qualquer inflação”, refere o comunicado, adiantando que “este entendimento garante em três anos um aumento salarial de 175 euros para os salários mais baixos” e que os prémios resultantes desta negociação – prémio de objetivos, majoração em 2024 e prémio de lançamento de um novo modelo — poderão atingir os “6.000 euros nos próximos três anos”.

A proposta de acordo, que contempla ainda outras regalias de acordo com a Lusa, admite que este ano haverá várias paragens, sobretudo devido ao investimento que vai ser feito na modernização do setor da pintura, para adotar uma tecnologia mais limpa em termos de emissões de carbono e já adaptada para carros elétricos, avança o Público (acesso condicionado). A paz social é importante para garantir a preparação atempada do modelo híbrido que a fábrica de Palmela deverá começar a produzir em 2025 e para tentar conquistar um modelo totalmente elétrico.

O ano passado, a Volkswagen Autoeuropa, um dos maiores exportadores nacionais, produziu um total de 220.100 automóveis T-Roc, único modelo em produção na fábrica de Palmela. De acordo com o grupo alemão Volkswagen, o T-Roc foi o terceiro carro mais vendido na Europa em 2023.

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