Sindicatos e administração da Lusa chegam a acordo para aumento salarial mínimo de 65 euros
Sindicatos e administração acordaram, também, aumentos de 65 euros para todas as avenças inferiores ao valor da letra F, de 1.328,56 euros, mas sem retroativos a janeiro.
Os sindicatos do setor anunciaram que alcançaram um acordo com a administração da Lusa para uma atualização salarial mínima de 65 euros para salários até 2.167 euros e de 3% para os salários acima deste valor.
O anúncio foi feito “após várias reuniões de negociação das reivindicações apresentadas e a resolução do plenário de 23 de abril”, refere um comunicado assinado pelos delegados sindicais do SJ, do SITE CSRA e do SITESE.
O acordo, que será processado este mês e com retroativos a janeiro deste ano, inclui ainda uma atualização de 3% no subsídio pago pelo período de não avaliação.
Sindicatos e administração acordaram, também, aumentos de 65 euros para todas as avenças inferiores ao valor da letra F, de 1.328,56 euros, mas sem retroativos a janeiro, e novas tabelas para pagamentos à peça.
O valor pago pelos quilómetros em serviço de viatura automóvel própria vai passar a ser igual para os trabalhadores com contrato efetivo, com avença ou à peça.
Sindicato dos Jornalistas (SJ), Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Centro-Sul e Regiões Autónomas (SITE CSRA) e Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços (SITESE) apontam que este acordo apenas diz respeito a “questões de natureza remuneratória, uma vez que as negociações de outras matérias se mantêm em aberto”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.