Santos Silva defende negociação entre PS e PSD em matérias essenciais

  • ECO
  • 12 Março 2024

Ex-ministro não se compromete com análise a cenários de governabilidade, coloca socialistas na oposição e apela ao compromisso entre os dois maiores partidos para negociar em áreas como a Justiça.

Augusto Santos Silva defende que PS e PSD devem negociar e fazer compromissos entre si em matérias importantes, dando o exemplo da área da Justiça. “Um ser Governo e o outro oposição não significa que não se entendam nas áreas em que é preciso entender-se e não significa que radicalizem as suas posições, quando as suas posições são tradicionalmente próximas“, afirmou, em declarações à Rádio Renascença.

Para o ainda presidente da Assembleia da República, os resultados eleitorais do passado domingo colocam os socialistas no “lugar da oposição”, reconhecendo, contudo, que o crescimento do Chega merece reflexão. “O Chega obteve um milhão e 100 mil votos, o que são 18% dos eleitores. Também olho para os restantes 82%. Portanto, não dêmos mais importância a um fenómeno que, na minha opinião, já tem uma gravidade assinalável”, apontou, assinalando que “a pior coisa que podia suceder seria ter um bloco central assumido ou envergonhado e o Chega a liderar a oposição“.

Agora, o importante é a estabilidade do sistema democrático e não “estar a imaginar já a próxima catástrofe”. “Sei que o país já pagou um preço bastante elevado, na minha modesta opinião, por ao longo de 2023, senão mesmo ao longo de 2022, se terem sucedido os comentários sobre uma eventual interrupção da legislatura. Nós devemos contribuir para a estabilidade“, apelou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santos Silva defende negociação entre PS e PSD em matérias essenciais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião