MotoGP “acelera” em 13% as vendas das empresas no Algarve

Grande Prémio de Portugal de MotoGP rendeu aos negócios do distrito de Faro um aumento na faturação de 13%. O maior contributo veio dos estrangeiros e nos setores da restauração e retalho alimentar.

O Grande Prémio de Portugal de MotoGP rendeu aos negócios do distrito de Faro um aumento de vendas de 13%, segundo um relatório da REDUNIQ. Assim, entre 22 e 24 de março, fim de semana em que decorreu o evento desportivo, e em comparação com o ano passado, a subida foi mais expressiva na faturação estrangeira, a rondar os 16%, com a nacional a ficar-se pelos 11%.

No fim de semana do evento, que decorreu no Autódromo Nacional do Algarve, o dia de maior consumo foi no domingo, dia 24 de março, que, comparativamente ao mesmo domingo de 2023, registou um aumento tanto da faturação como do número de transações: 22% e 21%, respetivamente.

“Esta performance positiva vem corroborar as estimativas de impacto económico de cerca de 80 milhões de euros e perto de 200 mil pessoas na assistência partilhadas pelo Turismo do Algarve e pelo Autódromo Internacional do Algarve”, referiu em comunicado Tiago Oom, chief commercial officer da UNICRE e porta-voz oficial do REDUNIQ Insights.

Os dados apresentados revelaram ainda que os maiores contribuidores estrangeiros são originários do Reino Unido (11%), seguidos da Irlanda (8%) e da Alemanha (5%). Já o valor da compra média é de 102 euros por irlandeses.

Foi na restauração e retalho alimentar tradicional que os visitantes do evento mais gastaram dinheiro, cerca de 17% cada, seguido do setor da hotelaria e atividades turísticas, mais 12%.

“A realização deste género de eventos, e particularmente uma semana antes da Páscoa, acaba por atrair muitos consumidores estrangeiros para a região do Algarve, mas também uma elevada afluência, tanto nacional, como internacional, de interessados por esta competição, que é tão reconhecida a nível mundial”, acrescentou Tiago Oom.

O presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, estimou em cerca de 80 milhões de euros o impacto económico para a região, sendo a estimativa “idêntica à do ano passado, que teve um impacto global superior a 79 milhões”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

MotoGP “acelera” em 13% as vendas das empresas no Algarve

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião