CCDR-N e entidades intermunicipais assinam contratos de 1,4 mil milhões de euros
Contratos no valor de 1,4 mil milhões de euros visam o desenvolvimento e a coesão territorial.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) assina esta quarta-feira, no Castelo de Penedono (distrito de Viseu), diversos contratos no valor 1,4 mil milhões de euros, com a Autoridade de Gestão do Norte 2030, as Comunidades Intermunicipais (CIM) da região e a Área Metropolitana do Porto (AMP).
Com vista ao desenvolvimento e coesão territorial, esta contratualização prevê o financiamento dos Investimentos Territoriais Integrados (ITI), por parte do Programa Norte 2030. Esta sessão será presidida pelo ministro adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e pelo presidente da CCDR-N, António Cunha.
“Através da execução de planos de ação de âmbito territorial é reforçado o papel das entidades intermunicipais enquanto instituições com responsabilidades na implementação de estratégias de desenvolvimento territorial, conforme estabelecido na Estratégia Norte 2030″, explana a CCDR-N num comunicado.
Esta medida visa, por isso, uma atuação mais integrada, eficiente e eficaz ao nível do apoio ao desenvolvimento económico e social dos territórios.
Segundo a CCDR-N, o “Norte 2030 apoia o Plano de Ação do Investimento Territorial Integrado acordado com cada entidade intermunicipal, com uma dotação global de fundo que se reparte entre o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e o Fundo Social Europeu Mais (FSE+)”. O objetivo é comparticipar os projetos enquadrados nos objetivos específicos e tipologias previstas no NORTE 2030 e no respetivo plano de ação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CCDR-N e entidades intermunicipais assinam contratos de 1,4 mil milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}