Fábrica de sofás de Lordelo abre cinco lojas em Portugal e “senta-se” em Joanesburgo

Após estrear-se em Lisboa, a Suffa prepara-se para abrir mais cinco lojas em território nacional e uma na África do Sul. Vende dez mil sofás por ano, emprega 55 pessoas e fatura 5,2 milhões de euros.

A Suffa, fabricante de sofás premium localizada em Lordelo, no concelho de Paredes, prepara-se para abrir mais cinco lojas no prazo de um ano, depois de ter aberto um primeiro espaço comercial em Lisboa, em fevereiro deste ano.

Porto, Braga, Aveiro, Coimbra e Leiria são os destinos que estão na mira da empresa, o que representa um investimento de 600 mil euros e 15 novos postos de trabalho. Paralelamente, já no final de julho vai inaugurar uma loja na África do Sul, em Joanesburgo.

A empresa nortenha, que trabalha há mais de 12 anos para os mercados internacionais no segmento de private label, vende dez mil sofás por ano, sobretudo para o mercado francês. Emprega 55 pessoas e fatura 5,2 milhões de euros.

“Não trabalhamos para o mercado nacional e consideramos que, depois de 12 anos a trabalhar para os mercados internacionais, sentimos que deveríamos mostrar em Portugal aquilo que sabemos fazer. Depois de uma análise de mercado percebemos que somos suficientemente diferenciadores e que havia espaço para nos apresentarmos no mercado diretamente ao consumidor final”, conta o CEO André Fernandes, em declarações ao ECO/Local Online.

André Fernandes, CEO da Suffa Suffa

A Suffa foi fundada em 2010 pelo pai de André Fernandes, Manuel Fernandes, um empresário ligado à indústria do mobiliário há mais de 30 anos. O gestor, que pertence à segunda geração, assume que “desde muito novo acompanhava o pai no mundo dos estofos e dos sofás, e que [foi] crescendo neste meio”.

Licenciado em Informática de Gestão na Universidade Portucalense, André Fernandes trabalhou cinco anos na área de consultoria, mas em 2012 decidiu abraçar o projeto fundado pelo pai. Atualmente detém a empresa a 100%, embora o fundador continue a trabalhar e assuma o papel de principal conselheiro.

E foi precisamente no momento em que o gestor entrou na empresa que começou a aposta na internacionalização. França é o principal mercado da Suffa, representando 80% do volume de negócios, seguido de Espanha, Canada e Israel.

Em declarações ao ECO/Local Online, André Fernandes assume o objetivo de continuar a abrir mais lojas próprias da marca portuguesa, e tem nos planos de médio prazo abrir mais espaços comerciais na África do Sul e também em Marrocos.

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