Produção industrial caiu 2% na UE. Portugal teve a sexta maior subida homóloga em abril
Na comparação homóloga, em abril, a produção industrial em Portugal (3,4%) registou uma tendência contrária à da média da Zona Euro (-3%) e da UE (-2%). Face a março a queda foi de 2,4%.
A produção industrial caiu 3% na Zona Euro e 2% na União Europeia (UE) em abril, face ao mesmo mês do ano passado, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Eurostat. Em tendência inversa, Portugal registou a sexta maior subida homóloga neste indicador (3,4%).
Evolução da produção industrial na Zona Euro e na UE
Além de Portugal, destacam-se os aumentos observados na Dinamarca (+17,4%), Grécia (+10,8%) e Eslovénia (+7,4%). Por outro lado, as maiores quedas homólogas foram registadas na Irlanda (-15,7%), Letónia (-7,8%) e Finlândia (-6,8%).
No que toca ao comportamento dos diferentes agrupamentos, a produção industrial ao nível da Zona Euro teve a maior descida nos bens de equipamento em abril, em comparação com igual mês de 2023. Apenas os bens de consumo não duradouros apresentaram uma tendência de crescimento (+0,7%).
Os bens de consumo não duradouros também foram o único agrupamento a escapar às descidas da produção industrial ao nível da UE na variação homóloga, cuja maior foi observada nos bens de equipamento (-4,9%).
Face ao mês anterior, ou seja, a março deste ano, a produção industrial diminuiu 0,1% na Zona Euro, devido à queda de 0,4% no agrupamento dos bens intermédios, contrariamente ao conjunto dos 27 Estados-membros do bloco comunitário, que registou uma subida mensal de 0,5%, impulsionada, sobretudo, pelos bens de consumo não duradouros (+3,9%).
Entre os países da UE, a Dinamarca (+10,4%), a Grécia (+7,0%) e a Polónia (6,7%) destacaram-se como os maiores aumentos na variação em cadeia, enquanto o Luxemburgo (-6,7%), a Letónia (-4,9%) e a Irlanda (-3,4%) registaram as maiores diminuições da produção industrial. Portugal teve a quinta maior queda entre os 27, com uma descida de 2,4% em relação a março.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Produção industrial caiu 2% na UE. Portugal teve a sexta maior subida homóloga em abril
{{ noCommentsLabel }}