Doze praias do litoral alentejano passam a ter transportes públicos gratuitos

Municípios do litoral alentejano disponibilizam transportes públicos gratuitos para praias da região com vista a diminuir o tráfego automóvel e as emissões de gases com efeito de estufa.

Depois de 14 mil pessoas terem aderido, em 2023, ao transporte gratuito nas deslocações para as praias da região, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) volta a lançar este verão o projeto com o objetivo de diminuir o tráfego automóvel. Mas desta vez com viagens diárias.

“A iniciativa da CIMAL pretende diminuir os congestionamentos de tráfego automóvel junto às zonas balneares e as emissões de gases com efeito de estufa, convidando a população e os visitantes a abdicarem do transporte particular”, detalha Vítor Proença que preside esta entidade.

Durante os meses de julho e agosto, os veraneantes podem utilizar, diariamente, os transportes gratuitos que ligam as localidades dos cinco concelhos da CIMAL a 12 praias do Alentejo Litoral.

Esta Comunidade Intermunicipal disponibiliza oito linhas e um total de 56 carreiras diárias durante a semana, e 57 aos sábados, domingos e no feriado de 15 de agosto.

A iniciativa da CIMAL pretende diminuir os congestionamentos de tráfego automóvel junto às zonas balneares e as emissões de gases com efeito de estufa, convidando a população e os visitantes a abdicarem do transporte particular.

Vítor Proença

Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL)

De Alcácer do Sal parte a ligação de ida e volta para a praia da Comporta; de Grândola as ligações são para as praias de Carvalhal e Pego, e para a praia de Melides. Já Santiago do Cacém dispõe, este ano, de ligação a Porto Covo, com paragens em várias praias entre S. Torpes e o final da linha.

Os autocarros em Odemira fazem ligação para Zambujeira do Mar e Vila Nova de Milfontes, com passagem por Almograve. Também a linha que começa no Cercal do Alentejo termina em Vila Nova de Milfontes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Doze praias do litoral alentejano passam a ter transportes públicos gratuitos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião