Viseu “pilota” primeiro avião 100% elétrico certificado na Europa

International Flight Academy comprou dois aviões 100% elétricos para usar na formação dos alunos. Empresa contabiliza contributo indireto de 1,5 milhões de euros para a economia local em Viseu.

O Velis Electro, apresentado como o primeiro e único avião 100% elétrico certificado na Europa, vai começar a voar em Portugal. O voo inaugural está agendado para 11 de setembro no Aeródromo Municipal de Viseu. A aeronave é movida por duas baterias de lítio refrigeradas a água e conta com uma autonomia de 50 minutos, mais reservas.

É o único avião elétrico do mundo certificado pela European Union Aviation Safety Agency (EASA), segundo a International Flight Academy (IFA). O Velis Electro é fabricado pela Pipistrel, uma empresa da multinacional Textron Aviation, e representado em Portugal em exclusivo pela IFA, que se assume como líder na formação aeronáutica em território nacional.

A IFA adquiriu dois aviões do modelo Velis Electro que serão usados pelos alunos do curso de piloto. “A inclusão de dois Velis Electro na frota da IFA visa prosseguir o nosso compromisso ambiental, diminuindo as emissões carbónicas e o ruído, e também assegurar aos alunos uma formação que acompanhe as tendências do setor”, afirma José Madeira, diretor executivo da IFA.

Velis ElectroInternational Flight Academy

“Se, com o atual sistema de baterias, o Velis Electro já permite cumprir todos os requisitos necessários para as aulas de formação, em breve estamos convictos de que ganharão ainda maior autonomia em termos de tempo de voo, com todas as vantagens ambientais daí decorrentes. O futuro passa obrigatoriamente por aqui”, conclui José Madeira, citado em comunicado.

Em Viseu, a IFA contabiliza já ter contribuído diretamente com mais de 400 mil euros entre taxas, combustíveis e arrendamentos, estimando um contributo indireto de cerca de 1,5 milhões de euros na economia local desde a sua instalação em 2019. Estas contas incluem despesas com hotéis, restauração e setor gráfico, o arrendamento de apartamentos, empresas de limpeza, de transporte, de mobiliário ou de material de escritório.

A empresa de formação aeronáutica em Portugal pretende reforçar ainda mais o investimento em Viseu, apostando também no aumento do número de alunos, portugueses e estrangeiros. Atualmente, a IFA conta com estudantes de 11 nacionalidades.

Operando nos aeródromos de Cascais e de Viseu, a IFA disponibiliza um portefólio que integra vários cursos para o setor da aviação, incluindo os cursos de piloto, técnico de manutenção de aeronaves e assistente de bordo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Viseu “pilota” primeiro avião 100% elétrico certificado na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião