“Residentes do futuro” reúnem-se em Mangualde a partir de dia 8

  • ECO
  • 30 Setembro 2024

A reunião transnacional do projeto “Residents of the future Urbact IV” vai ter representantes de nove cidades europeias, entre as quais Mangualde. Projeto visa explorar o modo de atrair habitantes.

Mangualde vai acolher a reunião transnacional do projeto europeu “Residents of the future Urbact IV”, iniciativa que conta com representantes de nove cidades europeias e vai decorrer entre 8 a 10 de outubro.

Nesta reunião vão ser debatidos temas como “City Branding, estratégias inovadoras de habitação, atração e retenção de habitantes” e promoção da “atratividade do território, qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável”, segundo comunicado divulgado esta segunda-feira.

A reunião insere-se no projeto “Residents of the future”, da rede URBACT, co-financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. No global, o projeto envolve uma dotação de 827 mil euros.

Na iniciativa, liderada pela cidade de Šibenik, na Croácia, surgem ainda Mangualde e as cidades de Alba Lulia (Roménia), Saldus, (Letónia), Plasencia (Espanha), Lisalmi (Findândia), Saint-Quentin (França), Trebinje (Bósnia e Herzegovina) e Comune di Mantova (Itália).

Este projeto tem como finalidade abordar a questão do despovoamento urbano nas cidades de pequena e média dimensão, e vai centrar-se na transformação digital, na diversificação económica e na imagem de marca das cidades. Trabalho, estilo de vida e comunicação são temas que os promotores do encontro apontam como forma de atrair potenciais investimentos e habitantes.

O Urbact Local Group, formado localmente, será responsável pela definição do problema da perda de residentes e por apresentar soluções para o resolver.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Residentes do futuro” reúnem-se em Mangualde a partir de dia 8

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião