Viana do Castelo abre porta à produção de hidrogénio
O município de Viana do Castelo aprovou uma declaração de interesse municipal para um projeto que pretende produzir hidrogénio verde através de fontes renováveis, na freguesia de Deocriste.
A Câmara Municipal de Viana de Castelo aprova uma declaração de reconhecimento de interesse municipal do projeto de produção de hidrogénio da empresa JAF H2 Verde, na freguesia de Deocriste.
“É uma oportunidade única para Viana do Castelo que devemos acarinhar, e daí propor o reconhecimento do interesse municipal. Devemos abraçar este projeto que pode ser o primeiro e único em Portugal”, referiu em comunicado o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, sobre o projeto que visa a produção de energia limpa e a redução da pegada de carbono industrial.
Este reconhecimento permite que a JAF H2 Verde inicie o projeto e o sujeite à apreciação da Reserva Agrícola Nacional (RAN). A infraestrutura utilizará energia renovável para a produção de hidrogénio verde, vindo de fontes renováveis como a solar ou eólica, por meio de uma membrana polimérica. Os produtos finais, hidrogénio e oxigénio (subproduto), vão ser injetados em redes de gás de distribuição local e rede de unidade industrial, no caso do hidrogénio, e para consumo industrial ou hospitalar, no caso do oxigénio.
A JAF H2 Verde, produtora de hidrogénio sediada em Guimarães, candidatou este projeto ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O local selecionado é a freguesia de Deocriste, num terreno com cerca de 2 mil metros quadrados, com proximidade à rede de gás. O terreno está próximo do ponto de interligação GRMS de Viana do Castelo e da unidade industrial DS Smith.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Viana do Castelo abre porta à produção de hidrogénio
{{ noCommentsLabel }}