Cerveira cria centro de inovação e prepara centro de negócios para 2025

  • Lusa
  • 29 Outubro 2024

Vila Nova de Cerveira formaliza, esta quarta-feira, o protocolo de cooperação com as empresas Brunswick, Ezpeleta, Vanguard Marine e Pralisa/MarFrio, no âmbito do projeto futuro centro de inovação.

Vila Nova de Cerveira vai ter um Centro de Inovação empresarial até ao fim do ano e um Centro de Negócios e ‘Coworking’ em 2025, num investimento superior a um milhão de euros, revelou esta terça-feira o presidente da autarquia, Rui Teixeira.

Queremos ser uma referência em investigação e desenvolvimento. Dados da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte colocam Vila Nova de Cerveira como o 15.º concelho mais exportador da região Norte, entre 86 municípios. Queremos agora captar investimento e recursos humanos especializados”, explicou, em declarações à Lusa, Rui Teixeira, presidente daquela câmara do distrito de Viana do Castelo.

O Centro de Inovação junta já quatro empresas “a trabalhar em projetos de inovação” e, “até ao fim do ano”, deve ocupar o espaço que lhe está destinado no edifício da antiga escola superior Galaecia, atualmente a sofrer “obras de adaptação” de cerca de 100 mil euros.

Queremos ser uma referência em investigação e desenvolvimento. Dados da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte colocam Vila Nova de Cerveira como o 15.º concelho mais exportador da região Norte, entre 86 municípios.

Rui Teixeira

Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira

“Já temos demonstração de interesse de mais empresas e podemos alargar a todas as empresas de Vila Nova de Cerveira ou de outros concelhos”, explicou o autarca, que na quarta-feira formaliza o protocolo de cooperação Centro de Inovação – Clube dos Fundadores, entre o município e as empresas Brunswick, Ezpeleta, Vanguard Marine e Pralisa/MarFrio, as quatro firmas que desde o início se associaram ao projeto.

De acordo com a autarquia de Vila Nova de Cerveira, o Clube dos Fundadores vai ser gerido “por um Conselho Diretivo composto por representantes da câmara e do tecido empresarial, responsáveis pela definição de estratégias e aprovação de projetos”.

O clube deve reunir-se “com uma periodicidade mínima de três meses” e o protocolo terá uma vigência de 36 meses.

Também no âmbito do Centro de Inovação, o Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) da Universidade do Minho, sediado em Guimarães, vai ter um núcleo em Vila Nova de Cerveira, ao abrigo de um protocolo assinado em abril, acrescentou o autarca.

Já o Centro de Negócios e ‘Coworking’, que representa um investimento de um milhão de euros do município, tem conclusão prevista para maio de 2025, adiantou Rui Teixeira. “Será um espaço para empresas ou para jovens empresários que precisem, por exemplo, de uma sala de reuniões”, esclareceu.

A intenção do autarca é “apoiar as empresas na inovação e desenvolvimento”, levando ao crescimento de Vila Nova de Cerveira, nomeadamente no centro da vila.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cerveira cria centro de inovação e prepara centro de negócios para 2025

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião