Fabricante de sofás de Lordelo abre loja em Joanesburgo e perspetiva expansão para mais três cidades sul-africanas

Loja surge de uma parceria com retalhista sul-africana especializada em soluções de luxo de colchões e mobiliário de quarto. Objetivo é abrir mais lojas na Cidade do Cabo, Durban ou Pretória.

A Suffa, fabricante de sofás premium localizada em Lordelo, no concelho de Paredes, acaba de abrir uma loja em Joanesburgo, a primeira fora de Portugal. O projeto resulta de uma joint-venture com a Vencasa, retalhista sul-africana especializada em soluções de luxo de colchões e mobiliário de quarto, presente há 40 anos no mercado da África do Sul. O objetivo é abrir mais lojas nas principais áreas metropolitanas do país.

Localizada na zona de Fourways (Joanesburgo), a loja de 465 metros quadrados representa um investimento conjunto de 210 mil euros. O CEO da Suffa conta que “este espaço comercial é o ponto de partida de uma aposta num país que poderá vir a ser muito maior”.

“O objetivo é que a loja em Fourways sirva de teste e adaptação ao mercado. Num período entre seis a 12 meses, caso se verifique o forte potencial que pensamos que o mercado tem, temos o objetivo de chegar às principais cidades da África do Sul com novos pontos de venda”, adianta André Fernandes.

Caso se verifique o potencial que acreditamos que o mercado tem, a médio prazo, temos a meta de a Suffa estar representada entre três a cinco das principais áreas metropolitanas da África do Sul, como Cidade do Cabo, Durban ou Pretória.

André Fernandes

CEO da Suffa

O líder da Suffa revela ao ECO que, caso se verifique o potencial do mercado, a ideia é a “Suffa estar representada entre três e cinco das principais áreas metropolitanas da África do Sul, como Cidade do Cabo, Durban ou Pretória“. André Fernandes conta ainda que “assim que estes mercados estiverem bem estabelecidos, consideram uma posterior expansão para as províncias (da África do Sul) Gauteng, KZN e Cabo Oriental”. Posteriormente, depois de consolidar o negócio, poderá estar em cima da mesa abrir em outros países africanos.

O CEO da Suffa explica ao ECO que o primeiro contacto com a Vencasa surgiu em janeiro do ano passado no âmbito de uma prospeção de mercado. Depois de uma reunião online, André Fernandes reuniu com o CEO da retalhista sul-africana para “conhecer pessoalmente a empresa e o potencial de mercado”. Alinhadas as negociações, as empresas uniram-se para expandir o negócio.

“A Vencasa, com todo o know-how que tem sobre o funcionamento deste mercado já desde 1985 e num segmento que é também o nosso – o premium – é o parceiro ideal para a nossa aposta na África do Sul, para nos ajudar a levar a cabo o aliciante plano de expansão que temos para este país”, afirma André Fernandes, CEO da Suffa, que tem fábrica e showroom em Paredes, bem como uma loja na Rua Castilho, em Lisboa.

“Com este espaço, que é neste momento a nossa maior loja, pretendemos proporcionar uma experiência de compra que demonstre a este país o nosso alto nível de expertise na criação de sofás que são desenhados e criados de modo personalizado por uma equipa de designers e totalmente produzidos em Portugal”, acrescenta o mesmo responsável.

Para Greg Smart, CEO da Vencasa, “a Suffa traz algo de novo ao mercado sul-africano no segmento de sofás de alta qualidade. O estilo de design e a qualidade de produção posicionam a marca no segmento de quiet luxury, onde os consumidores podem usufruir de padrões de qualidade europeus, acessíveis aos segmentos médio-alto e alto do mercado”. Em paralelo, acrescenta, “esta colaboração foca-se em proporcionar ao nosso mercado a tranquilidade de saber que a Suffa é apoiada por um retalhista de forte reputação local, com quase 40 anos de experiência na África do Sul”.

“Um dos principais fatores diferenciadores da Suffa é a incorporação de funcionalidades de relaxamento, com sofás e conjuntos de sala de estar reclináveis e automatizados, aliando design elegante e moderno (…) As unidades de energia recarregáveis permitem uma disposição fácil do mobiliário nas salas de estar, sem a necessidade de alinhar os assentos de acordo com as tomadas disponíveis na divisão. Evitam-se assim extensões de cabos e tomadas visíveis, dando aos proprietários a liberdade de organizar a configuração do seu espaço como desejarem”, destaca o retalhista sul-africano.

Criada em 2010, com sede e fábrica em Lordelo, no concelho de Paredes, a Suffa trabalha há mais de 12 anos para os mercados internacionais no segmento de private label e vende dez mil sofás por ano, sobretudo para o mercado francês. Emprega 55 pessoas e fatura 5,2 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fabricante de sofás de Lordelo abre loja em Joanesburgo e perspetiva expansão para mais três cidades sul-africanas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião