Brindar com vintage num tributo a Jean-Michel Basquiat
Dom Pérignon lançou uma edição especial do seu Vintage 2015, em colaboração com o espólio do artista Jean-Michel Basquiat. O resultado são três garrafas tão criativas que nem dá vontade de oferecer.
A famosa maison de champanhe gosta de fazer parcerias. Nos últimos 30 anos, foram vários os nomes de artistas e criativos revolucionários, entre eles Karl Lagerfeld, Andy Warhol, Jeff Koons e Lenny Kravitz, que se juntaram à Dom Pérignon para criar algo inovador.
Dom Pérignon e Jean-Michel Basquiat são duas lendas separadas pelo tempo e pelo espaço. Cada um, à sua maneira, marcou a cultura da sua época e ajudou a moldar o futuro. Com esta edição especial, a marca de champanhe celebra a arte da montagem (tradução livre de “the art of assemblage”), que une ambos os mundos, o da arte e o da produção de vinho.
Na obra do irreverente Basquiat, tal como na visão de Dom Pérignon, a montagem é um elemento-chave que dá maior intensidade à experiência estética. Para a Edição Especial Vintage 2015, foi escolhida a obra-prima de Basquiat, “In Italian”, datada de 1983. Os símbolos identitários de cada um – o escudo da casa de champanhes e a coroa do artista americano – fundiram-se e deram lugar, no rótulo da garrafa, a uma coroa que une as duas histórias. Três diferentes caixas, pensadas para serem de oferta, inspiraram-se nesta fusão e revelam, cada uma, um segmento da pintura. Juntas, colocadas lado a lado, formam o quadro completo. E um escudo, que ornamenta cada caixa e rótulo, destaca, sem contemplações, este vintage 2015.
Vincent Chaperon, o cellar-master da Dom Pérignon, explicou, no evento de lançamento deste vintage, em Nova Iorque, de que forma esta parceria faz sentido: “tal como Basquiat colocou símbolos, cores e texto em camadas para criar uma arte vibrante e com significado, nós combinamos elementos de diferentes parcelas de vinhas e castas para criar profundidade e complexidade nos nossos vinhos”.
O vinho, por sua vez, só podia ter um caráter complexo – à semelhança da obra de Basquiat. 2015 foi um ano de produção de uva excecional, o que permitiu aos enólogos da maison criar um champanhe com tensão e caráter. “Este Vintage tem notas cítricas vibrantes, sublinhadas por frutos de caroço, com uma mineralidade precisa que lhe dá estrutura”, define ainda Chaperon. Este tributo a Basquiat pode ser seu por 1650€ (275 euros cada garrafa) e desafiamo-lo a conseguir separar-se dele.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Brindar com vintage num tributo a Jean-Michel Basquiat
{{ noCommentsLabel }}