Portugal arrecada 19 “óscares” do turismo. Conheça os premiados
Braga, Porto, Lisboa, Algarve, Madeira e Açores premiados nos World Travel Awards (WTW), a par de várias unidades hoteleiras espalhadas pelo país. Confira os projetos distinguidos na edição deste ano.
As cidades de Braga, Porto, Lisboa, Algarve e as regiões da Madeira e dos Açores estiveram sob os holofotes dos World Travel Awards (WTW), considerados os “óscares” do turismo. Desde os melhores destinos de praia, de golfe, turismo de aventura ou melhor cidade património mundial, Portugal arrecadou um total de 19 prémios.
Numa cerimónia que teve lugar no Funchal (Madeira), Lisboa conquistou, pela primeira vez, o prémio de melhor cidade património mundial e, pela segunda vez, o prémio melhor destino City Break do mundo nesta 31.ª edição dos WTW.
Este reconhecimento internacional reforça ainda o papel de Lisboa enquanto destino de excelência, e destaca a importância da preservação do seu património.
A propósito deste reconhecimento, o autarca Carlos Moedas salienta, citado num comunicado, que “Lisboa é, hoje, símbolo de autenticidade, excelência e modernidade”. “A dupla distinção reflete a singularidade da cidade, onde a riqueza histórica e cultural se alia a uma constante inovação. Este reconhecimento internacional reforça ainda o papel de Lisboa enquanto destino de excelência, e destaca a importância da preservação do seu património”, refere o autarca.
A Associação Turismo de Lisboa (ATL) acrescenta, por sua vez, que “nos últimos anos, Lisboa tem apostado em ações de reabilitação e preservação dos equipamentos culturais; um esforço que é agora reconhecido, pela primeira vez, com o prémio de melhor cidade património mundial”. Elenca como exemplos o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, a Paisagem Cultural de Sintra e o Real Edifico de Mafra, classificados como Património Mundial da Unesco.
Com 200 quilómetros de praias, a região algarvia distinguiu-se nos WTW como o melhor destino de praia do mundo a par de 23 nomeados com paisagens conhecidas como Maldivas, Cancún (México), Seychelles, Filipinas ou Zanzibar. A região portuguesa já tinha conquistado este título em 2020 e 2021.
“Receber novamente este prémio é um orgulho imenso para a nossa região e a prova de que o Algarve continua a consolidar o seu posicionamento a nível global enquanto referência incontornável no turismo de praia”, assinala o presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, citado numa nota.
“É também, ao mesmo tempo, uma responsabilidade acrescida, que reforça a nossa determinação em continuar a oferecer experiências únicas, alinhadas com as mais altas exigências internacionais e capazes de cativar os visitantes e de superar as suas expectativas”, completa o presidente do Turismo do Algarve.
O reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido por todo o setor no sentido de reforçar o posicionamento internacional da região como um destino único, para todos, ao longo de todo o ano.
Já a ilha da Madeira distinguiu-se como o melhor destino insular do mundo e de golfe emergente, além do título de melhor Entidade de Turismo com o galardão atribuído à Associação de Promoção da Madeira.
Para o secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira, Eduardo Jesus, trata-se do “reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido por todo o setor no sentido de reforçar o posicionamento internacional da região como um destino único, para todos, ao longo de todo o ano”.
Mais a Norte de Portugal Continental, a cidade de Braga distinguiu-se na categoria de melhor destino emergente, passando à frente de cidades como Ha Nam (Vietname), Hobart (Austrália), Huesca La Magia (Espanha), Melaka (Malásia), Okinawa (Japão) e Valladolid (México).
O presidente da câmara de Braga considera que esta distinção “terá reflexos extremamente positivos na notoriedade da cidade enquanto destino turístico, aportando novos benefícios para a economia local, regional e nacional”. Ricardo Rio salienta ainda que “este prémio confirma que Braga é muito mais do que uma cidade histórica”. “Somos um espaço vibrante, inovador e acolhedor que atrai visitantes de todo o mundo”, sublinha.
Estes “Óscares” do turismo também distinguiram pela segunda vez o Porto de Lisboa como o melhor Terminal de Cruzeiros da Europa. “O Terminal de Cruzeiros de Lisboa reafirma o seu estatuto como referência internacional, ao conquistar este título pela segunda vez, superando outros terminais de renome como os de Barcelona, Oslo, Valeta e Amesterdão”, refere a empresa num comunicado.
“Este galardão confirma o Terminal de Cruzeiros de Lisboa como uma obra que honra a arquitetura portuguesa, ao mesmo tempo que posiciona Lisboa entre os melhores portos da Europa. É um símbolo de hospitalidade e inovação ao serviço do turismo”, nota Carlos Correia, presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL).
Carlos Correia realça ainda “o papel pioneiro do Porto de Lisboa na sustentabilidade do setor, com iniciativas como a criação do Comité de Sustentabilidade da Atividade de Cruzeiros em Lisboa e o lançamento do programa Cruzeiros pela Comunidade, que promove a integração social e o desenvolvimento sustentável na cidade”.
A TAP também recebeu uma distinção de companhia líder nas ligações aéreas a África e à América do Sul. Igualmente os Passadiços do Paiva foram distinguidos como melhor atração para turismo de aventura, o Dark Sky Alqueva o melhor projeto de turismo responsável e a Parques de Sintra – Monte da Lua a melhor empresa do mundo em conservação.
No que concerne a unidades hoteleiras, destaque para a Amazing Evolution como a melhor na gestão de hotéis boutique; o Olissipo Lapa Palace (Lisboa) como o melhor hotel clássico; o Dunas Douradas Beach Club (Almancil) como o melhor resort de golf e villas; e o Bairro Alto Hotel (Lisboa) como o melhor hotel histórico de referência. Já o título de hotel de luxo foi para o Savoy Palace (Madeira)
Atribuídos desde 1993, os WTA são considerados os “óscares” do turismo mundial e reconhecidos pelos profissionais do setor à escala mundial.
Secretário de Estado confere medalhas de mérito
O secretário de Estado do Turismo, Pedro Manuel Monteiro Machado, atribui esta segunda-feira, em Diário da República, a medalha de mérito turístico a um conjunto de individualidades e entidades pelo seu trabalho em prol deste setor de atividade económica.
Entre os medalhados com 1.º grau (ouro) constam:
- Rede das Aldeias do Xisto
- Associação das Aldeias Históricas, Associação de Desenvolvimento Turístico
- Côa Parque – Fundação para a Salvaguarda e Valorização do Vale do Côa.
Entre as entidades com medalha mérito turístico, 2.º grau (prata):
- Passadiços do Paiva
- Rota Vicentina, exemplo pioneiro de sustentabilidade no turismo.
- Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT).
- Bernardo Trindade, presidente da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP) para o mandato 2022-2024, administrador do Porto Bay Hotels & Resorts e presidente do Conselho Estratégico do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
- Carlos Moura, presidente da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), vice-presidente do Conselho Diretivo da Confederação do Turismo de Portugal (CTP)
- A empresária Chitra Stern, do grupo Martinhal, marca de resorts e hotéis de luxo de referência em Portugal, “com uma forte reputação pela excelência no serviço e inovação”.
- Albano Cymbron, CEO da Agência de Viagens Melo, que nos anos 80 foi pioneiro na criação de experiências de natureza.
- A empresária Margarida Almeida, “reconhecida pela sua liderança na área de gestão hoteleira”, mentora da Amazing Evolution, especializada na gestão de unidades hoteleiras.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal arrecada 19 “óscares” do turismo. Conheça os premiados
{{ noCommentsLabel }}