Vila do Conde lança plano estratégico para o turismo com marca ligada ao mar
Plano estratégico de marketing turístico até 2030 inclui diagnóstico, com desempenho turístico muito aquém do Porto e do Norte. Autarca de Vila do Conde destaca o "grande potencial turístico".
O município de Vila do Conde apresentou nesta terça-feira o Plano Estratégico de Marketing Turístico, apostando numa nova marca: “Vila do Conde, onde a cultura abraça o mar”. O documento propõe 74 ações a desenvolver no período entre 2025 a 2030, focadas na digitalização e na sustentabilidade.
A nova marca enquadra-se com as duas principais motivações de visita ao concelho, apontadas pelos visitantes e indicadas no Plano Estratégico de Marketing Turístico Vila do Conde: praia e mar (47,4% dos turistas) e história e património cultural (39,5%). A gastronomia é identificada por 31,6%, só depois surgindo a proximidade ao Porto, com 15,8%.
Por nacionalidades, os portugueses privilegiam os itens praia e gastronomia, ao passo que os turistas internacionais preferem a história e a cultura do município nortenho.
Do documento apresentado nesta terça-feira constam dados que apontam para um longo caminho a percorrer pelo município, o que se traduz também na informação de que Vila do Conde “tem dificuldade em prolongar a estadia no concelho”. Neste indicador, o concelho apresentou no ano passado uma média de 1,6 noites por hóspede, menos 20% que na Área Metropolitana do Porto (AMP) e ainda mais abaixo das 2,4 noites da média nacional.
Outros dos dados constantes do plano é a capacidade do alojamento em termos de empreendimentos turísticos. Em Vila do Conde, esta é de 6,3 por cada mil habitantes, muito abaixo do rácio do Norte (23,9) e ainda mais da AMP, onde ascende aos 26. A média do conjunto do país é quase sete vezes superior, 41,6 alojamentos por 1000 habitantes. Estes dados do INE, de 2023, ainda não contemplam dois novos hotéis, de quatro e cinco estrelas (com 99 e 87 quartos, respetivamente), com os quais Vila do Conde “duplicou a sua capacidade”, indica o plano estratégico.
Os portugueses valem 45% dos que passam a noite numa unidade turística, seguindo-se, a longa distância, os espanhóis (12,4%), alemães (7,4%), franceses (6,4%) e norte-americanos. Estes, apesar de só valerem por 3% das dormidas em Vila do Conde, já superam os britânicos, mercado emissor tradicional, e mais que duplicaram desde 2019, ano pré-pandémico.
Dado interessante é o dos peregrinos do Caminho de Santiago em trânsito. Do total de 3226 pessoas que por ali passaram, mais de 40% eram alemães.
“Vila do Conde tem um grande potencial turístico”, considera o presidente da autarquia, citado em comunicado. Vítor Costa salienta o propósito de promoção de turismo sustentável, “mantendo a identidade e o bem-estar da comunidade”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vila do Conde lança plano estratégico para o turismo com marca ligada ao mar
{{ noCommentsLabel }}